Empréstimo consignado do INSS para IDOSOS vale a pena? Entenda as mudanças recentes

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou a redução das taxas de juros do empréstimo consignado do INSS de 1,76% para 1,72% ao mês em sua reunião recente. Simultaneamente, as taxas do cartão de crédito consignado e cartão de benefício foram ajustadas de 2,61% para 2,55% ao mês.

Empréstimo consignado do INSS para IDOSOS vale a pena? Entenda as mudanças recentes. Imagem: (FDR)

 

A efetivação das novas taxas ocorrerá após cinco dias úteis a partir da publicação da resolução do CNPS. Após esse período, fica vedada  por parte de bancos e instituições financeiras a oferta do cartão e empréstimo consignados do INSS que ultrapassem os novos limites estabelecidos.

Desde agosto do ano anterior, quando o Comitê de Política Monetária (Copom) iniciou o declínio da Selic, o conselho previdenciário tem implementado ajustes no teto dos juros do empréstimo consignado do INSS.

O empréstimo consignado do INSS, um crédito regulamentado pela Previdência Social, permite que o segurado do Instituto Nacional do Seguro Social comprometa até 45% do benefício. Desse total, 35% destinam-se ao empréstimo pessoal, 5% ao cartão de crédito e 5% ao cartão de benefício, introduzido em 2022.

O prazo de pagamento pode se estender por até 84 meses (sete anos), com juros limitados para garantir que a instituição financeira não ultrapasse a taxa estabelecida. Confira os limites, regras e vantagens a seguir.

Quem pode ter acesso ao empréstimo consignado do INSS?

As pessoas que podem ter acesso a um cartão de crédito consignado são as mesmas que podem ter acesso ao empréstimo consignado. São elas:

Limites do empréstimo consignados do INSS

Consulta de juros do empréstimo consignado do INSS

  1. Acesse o aplicativo ou site Meu INSS;
  2. Na página inicial, onde há uma lupa, escreva “Taxas de Empréstimo Consignado”;
  3. Será aberta uma página com a lista de bancos e os juros praticados em cada um deles;
  4. Para ver mais bancos, basta rolar a página até embaixo e clicar em “Ver mais”;
  5. Também é possível buscar pela instituição que o segurado quer pesquisar no alto da página, em “Pesquise por instituição”.

Vantagens do empréstimo consignado do INSS

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile