ANTECIPAÇÃO do 13º salário pelo Banco do Brasil vale a pena? Veja os riscos e benefícios

Pontos-chave
  • A antecipação do 13º salário pelo BB está acessível a quem recebe salário, aposentadoria ou pensão por meio do banco;
  • A liberação do saldo pode ser feita em parcela única ou ao longo do contrato;
  • Ao considerar a antecipação do 13º salário, os clientes encontram opções de contratação com taxas de juros variáveis.

Trabalhadores CLTs e aposentados foram agraciados com ótimas notícias do Banco do Brasil (BB) neste ano. Uma oportunidade de antecipação do 13º salário no início de 2024 foi anunciada, trazendo alívio financeiro para esses grupos.

ANTECIPAÇÃO do 13º salário pelo Banco do Brasil vale a pena? Veja os riscos e benefícios
ANTECIPAÇÃO do 13º salário pelo Banco do Brasil vale a pena? Veja os riscos e benefícios. (Imagem: FDR)

A antecipação do 13º salário pelo BB está acessível a quem recebe salário, aposentadoria ou pensão por meio do banco. Os clientes qualificados têm a flexibilidade de solicitar essa antecipação em qualquer momento, com limites que podem alcançar até R$ 20 mil.

Para usufruir da antecipação do 13º salário, é necessário atender a requisitos como possuir conta corrente no Banco do Brasil, receber salário na instituição, dispor de limite de crédito e assinar o Contrato de Adesão às Cláusulas Gerais do CDC.

A liberação do saldo pode ser feita em parcela única ou ao longo do contrato, proporcionando aos clientes flexibilidade no pagamento da antecipação do 13º salário, uma vantagem atrativa oferecida pelo banco.

Critérios da antecipação do 13º salário no BB

Ao considerar a antecipação do 13º salário, os clientes encontram opções de contratação com taxas de juros variáveis, como exemplificado entre 2,86% a.m. (CET de 44,71% a.a.) e 5,68% a.m. (CET de 98,47% a.a.). 

Importante notar que esses valores são meramente ilustrativos, e a taxa real pode divergir de acordo com os critérios de aprovação de crédito. Diante disso, o Banco do Brasil aconselha os clientes a entrarem em contato com a instituição, avaliarem as condições específicas de juros e contratação antes de formalizarem o contrato.

Abertura de conta no BB para antecipação do 13º salário

O Banco do Brasil tornou-se uma das principais instituições financeiras do país devido às suas vantagens como o 13º salário. Inúmeros brasileiros não possuem conta na instituição financeira e buscam o passo a passo de como começar. 

Desse modo, iremos mostrar o que precisa para abrir uma conta no banco. Veja os passos: 

  1. Baixe o aplicativo; 
  2. Preencha os dados solicitados; 
  3. Faça a verificação do dispositivo; 
  4. Envie os documentos; 
  5. Cadastre sua senha; 
  6. Aguarde a confirmação.

13º SALÁRIO DO INSS PODE SER ANTECIPADO EM 2024: CALENDÁRIO DE PAGAMENTOS SERÁ DIVULGADO EM BREVE

Quais regras devem ser cumpridas para receber o 13º salário?

O 13º salário é direcionado aos trabalhadores que exercem atividades assalariadas formais, ou seja, com assinatura na carteira de trabalho por mais de 15 dias. No entanto, outros requisitos também devem ser cumpridos para se tornar apto ao benefício, como:

Qual é o formato de pagamento do 13º?

Qual é o valor do 13º salário?

É preciso estar ciente de que o abono natalino é proporcional ao período trabalhado no ano em questão. Por exemplo, se um cidadão foi registrado com carteira assinada no mês de agosto, após 15 dias prestando serviços, o 13º salário passará a valer. O apanhado é feito até dezembro, portanto, gerando o cálculo proporcional. 

O pagamento integral do 13º salário, que irá corresponder ao valor do salário mensal, passará a valer somente após 12 meses de trabalho para a mesma empresa. É importante ressaltar que o abono natalino foi um dos poucos itens que prevaleceram sem ajustes, mesmo com a reforma trabalhista. 

Calculadora do 13º salário

Para quem tem curiosidade de saber quanto receberá pelo 13º salário, basta dividir o valor do salário mensal por 12 meses e depois multiplicar pela quantidade de meses trabalhados. Este é o meio para descobrir o abono natalino proporcional.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile