FGTS digital gera GRANDE mudança nas datas de pagamento dos trabalhadores

Lançado recentemente pelo Ministério do Trabalho, o FGTS Digital foi criado para modernizar a forma de recolhimento dos recursos. Além disso, a plataforma também tem o objetivo de garantir mais transparência para os trabalhadores que poderão ter acesso a detalhes do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço de forma prática e rápida. 

FGTS digital gera GRANDE mudança nas datas de pagamento dos trabalhadores. (Imagem: FDR)

Após passar por um período de testes a plataforma já está disponível tanto para trabalhadores quanto para empregadores. Com ela, uma importante mudança na data de pagamento do Fundo de Garantia foi imposta. 

Agora, o prazo para o pagamento, que é de responsabilidade dos empregadores, passará a ser o dia 20 do mês seguinte ao qual o pagamento se refere. Antes, ele deveria ser efetuado até o dia 7.

Utilizando uma tecnologia que integra os dados com outros órgãos, o sistema poderá identificar os trabalhadores a partir do número de CPF informado no eSocial. Assim, a atualização das informações de trabalho poderão ser realizadas quase que de forma instântanea.

Confira as principais mudanças e vantagens para os empregadores com o uso do FGTS Digital:

  • Emissão de guias rápidas e/ou personalizadas;
  • Consulta de extratos de pagamentos realizados;
  • Individualização dos extratos de pagamento;
  • Verificação de débitos em aberto;
  • Pagamento da multa indenizatória a partir das remunerações devidas de todo o período trabalhado.

O sistema já está disponível para ser acessado por meio de sua plataforma oficial. De acordo com o Governo Federal, o principal benefício será a redução das burocracias e dos custos adicionais. Além disso, os gastos com o pagamento de tarifas para a rede arrecadadora do FGTS também serão reduzidos. 

A lista de facilidades é completada pela maior agilidade nos procedimentos e na integração entre os ambientes. Com a maior facilidade de gerenciamento de informações também será possível aumentar o nível de segurança das informações, ponto que era outra preocupação do Governo Federal na gestão do fundo. 

Confira outras informações sobre as mudanças impostas pelo FGTS Digital neste link.

Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.