Informe de rendimentos do Nubank pode ser acessado; confira passo a passo

A partir do dia 15 de março os contribuintes brasileiros já podem dar início ao processo de preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2024. Para isso, deverão anexar documentos que comprovem as informações relativas ao seu patrimônio. Quem é cliente do banco digital já pode acessar o informe de rendimento do Nubank para que faça parte da sua declaração. 

Nubank
Informe de rendimentos do Nubank pode ser acessado; confira passo a passo (Imagem: FDR)

O informe de rendimentos do Nubank deve ser obrigatoriamente disponibilizado pelo banco digital para todos os clientes que o solicitarem. Isso significa que mesmo não sendo um contribuinte do Imposto de Renda, caso tenha o interesse de emitir esse documento, o cliente pode recebê-lo. 

A ideia é que, como o próprio nome já diz, o cidadão possa informar para a Receita Federal quais foram os rendimentos naquele banco no ano anterior. Por isso, os contribuintes precisam emitir o informe em cada uma das instituições que possuí conta aberta, onde recebe salário, faz aplicações ou investimentos.

Além de anexar o informe de rendimentos do Nubank, também será necessário preencher no Imposto de Renda os campos com os dados que vão quantificar a renda no ano anterior. É como se o informe fosse um complemento ao que o cidadão declarou, uma forma de comprovar que o que ele disse é verdade. 

Os empregadores e as instituições financeiras (bancos e corretoras) tinham até esta quinta-feira (29) para disponibilizar o documento. O Nubank já garantiu que os clientes poderão acessar o informe dentro do prazo que foi estipulado pela Receita Federal. 

Dados disponíveis no informe de rendimentos do Nubank

A novidade para este ano é que o informe de rendimentos do Nubank vai unificar em um mesmo documento todas as movimentações financeiras que foram feitas no banco digital e na plataforma NuInvest. Segundo o banco o desejo é de tornar mais completo o documento, e mais fácil o seu acesso. 

Como se fosse um extrato bancário, o informe vai disponibilizar dados como:

  • Identificação da fonte pagadora: o nome e CNPJ da instituição; 
  • Pessoa física beneficiária dos rendimentos: nome e CPF da pessoa que recebeu os rendimentos da instituição ou tem dinheiro nela. São os seus dados ou os dos seus dependentes ou cônjuge, caso o informe seja deles;
  • Rendimentos isentos e não tributáveis: são os rendimentos que não têm cobrança de Imposto de Renda;
  • Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva: são os rendimentos que têm cobrança de Imposto de Renda;
  • Bens e direitos: é o saldo do que você tem em conta, investimentos, etc.

Como emitir o informe de rendimentos do Nubank

Todos os clientes receberão um e-mail avisando que o informe de rendimentos do Nubank está disponível para emissão. Assim como todos os serviços do banco este também é online, e basta o acesso via aplicativo para conseguir o documento. 

O cidadão consegue apenas visualizar as informações, imprimir para que tenha o informe em mãos, compartilhar em formato PDF via e-mail ou WhatsApp, ou salvar no seu celular ou computador. É preciso que esse documento seja anexado a sua declaração do Imposto de Renda, por isso a importância de baixa-lo. 

  • Abra o seu app do Nubank;
  • Na tela inicial, clique na foto do seu perfil, selecione “Documentos” e, depois, “Informe de rendimentos”; 
  • Confira as informações da próxima tela e clique em “Solicitar informe 2023”;
  • Em seguida, verifique se o e-mail cadastrado está correto e clique em “Enviar e-mail”;
  • Pronto! O informe de rendimentos será enviado para o seu e-mail.

Clientes NuInvest 

Os clientes que tiveram operações financeiras apenas na NuInvest, ou mais do que isso não têm conta bancária, mas apenas conta de investimento, deve emitir o informe de rendimentos em outro aplicativo. 

  • Abra seu app NuInvest;
  • Selecione a opção “Mais” e depois clique em “Extrato e relatórios”;
  • Vá em “Informe de rendimentos”, insira o ano base (2023) e clique em “Gerar”;
  • Seu informe de rendimentos será enviado para o e-mail cadastrado na NuInvest.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]