Titulares do bolsa família ganham ISENÇÃO de aluguel e conta de luz

Relançado em 2023 pelo Governo Federal, o programa do Bolsa Família garante diversas facilidades para as famílias beneficiárias. Além do pagamento mensal de no mínimo R$ 600, outras vantagens também estão disponíveis para os cidadãos enquadrados na iniciativa social. 

Titulares do bolsa família ganham ISENÇÃO de aluguel e conta de luz
Titulares do bolsa família ganham ISENÇÃO de aluguel e conta de luz. (Imagem: FDR)

Recentemente, o Governo Federal liberou um importante benefício que garante a isenção do aluguel para essas famílias. A facilidade é disponibilizada por meio do programa Minha Casa Minha Vida que tem o objetivo de reduzir o déficit habitacional no país.

Agora, os cidadãos que fazem parte do Bolsa Família e possuem algum tipo de financiamento imobiliário por meio do Minha Casa Minha Vida passaram a ser isentos do pagamento. Na prática, isso significa que essas famílias tiveram seus imóveis quitados pelo Governo Federal.

Além delas, também foram beneficiadas as famílias que estão inscritas no BPC (Benefício de Prestação Continuada). A iniciativa também atende cidadãos que possuem baixa renda e não tem condições para realizar o próprio sustento.

A medida que libera as famílias do pagamento das parcelas de financiamento já está em vigor. Caso seja contemplada, a família receberá um contato da Caixa Econômica Federal informando sobre os próximos passos para efetivar o benefício.

Além da isenção do aluguel, as famílias que fazem parte do Bolsa Família e também estão inscritas no CadÚnico também podem garantir a gratuidade em outro importante boleto. Se trata do benefício da tarifa social que dispensa o pagamento das contas de energia.

Entenda mais detalhes sobre o outro benefício do Bolsa Família:

  • Com a tarifa social, a conta de energia é zerada para inscritos no Bolsa Família que são indígenas ou quilombolas;
  • Para outros grupos também é possível conseguir uma redução significativa no valor da conta;
  • Os percentuais de desconto são:
  • Consumo mensal de energia elétrica de 0 a 30 kWh –  desconto de até 65%;
  • Consumo mensal de energia elétrica de 31 kWh a 100 kWh – desconto de até 40%;
  • Consumo mensal de energia elétrica de 101 kWh a 220 kWh – desconto de até 10%;
  • Consumo mensal de energia elétrica superior de 221 kWh – sem desconto na conta.

Confira outros detalhes sobre o programa habitacional do Governo Federal neste link.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.