Cuidado! Cartão de crédito esconde armadilhas e milhares de pessoas são afetadas

Muitos cidadãos estão caindo em armadilhas financeiras devido ao uso incorreto do cartão de crédito. Corrigir esses erros, muitas vezes, pode ser uma missão difícil. Para que você não seja mais uma vítima, a equipe do FDR separou algumas dicas práticas para você utilizar esse meio de pagamento de forma responsável.

Cuidado! Cartão de crédito esconde armadilhas e milhares de pessoas são afetadas

 

Ao solicitar um cartão em instituições financeiras ou estabelecimentos comerciais, é preciso estabelecer um limite consciente (de acordo comm sua renda mensal). Essa medida evita gastos que possam fugir do seu controle, contribuindo para a manutenção de uma saúde financeira sólida.

É aconselhável evitar efetuar apenas o pagamento mínimo da fatura, pois isso pode levar a taxas de juros elevadas e resultar em dívidas crescentes. Conhecer as taxas do cartão, como anuidades e tarifas de atraso, também é muito importante. Entender esses valores pode auxiliar na tomada de decisões, prevenindo surpresas desagradáveis.

Resistir à tentação de compras impulsivas também é fundamental. Analisar criteriosamente a necessidade de cada compra e priorizar gastos essenciais são práticas que contribuem para uma utilização mais consciente do cartão de crédito.

Manter um registro detalhado de todas as transações é importante para realizar um acompanhamento preciso dos gastos. Esse hábito permite identificar possíveis padrões que indiquem a necessidade de ajustes no orçamento.

Segredos do cartão de crédito

Existem alguns “segredos” que os bancos e operadoras de cartões não querem que você saiba:

  • Pagar as faturas no prazo é um dos grandes segredos, pois isso evita penalidades e garante que sua pontuação de crédito não diminua. Utilizar lembretes programados ou optar por pagamentos automáticos são estratégias inteligentes para garantir que todas as faturas sejam pagas corretamente.
  • Evitar saques em dinheiro é outra medida importante, pois essas transações podem acarretar em taxas e juros imediatos. Optar por outras formas de pagamento, como o PIX, ajuda a evitar custos adicionais.

Seguindo essas dicas, você conseguirá usar o cartão de crédito todos os meses sem nenhuma surpresa. Além disso, outra forma de se beneficiar do cartão é participando de programas de pontos, veja alguns exemplos clicando aqui.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Ariel França
Jornalista especializado em Direito Administrativo, Gestão Pública e Administração Geral. Possui mais de uma década de experiência em produção de conteúdo para a internet.