- Os documentos ajudam a comprovar as informações do Imposto de Renda;
- Um documento específico deve ser emitido até o dia 29 de fevereiro;
- As declarações começam a ser enviadas em 15 de março.
Existe uma série de documentos que são obrigatórios no preenchimento do Imposto de Renda 2024. Eles vão comprovar o que o contribuinte está preenchendo ao longo da sua declaração, é a forma documentada dos números informados. Um desses documentos deve ser emitido ainda nesta semana.
Começa no dia 15 de março o período para entrega da declaração do Imposto de Renda 2024. Os contribuintes terão até o dia 31 de maio para enviarem o documento por meio de um dos canais disponibilizados pela Receita Federal. O que incluí: App Meu Imposto de Renda, site da Receita e o programa para PC.
Os contribuintes precisarão informar ao Leão quais foram os seus gastos, seu rendimento e seu patrimônio no ano passado. A partir disso será aplicada um alíquota sobre os rendimentos totalizando o valor que o cidadão terá que pagar ao governo federal, seja a vista ou de forma parcelada.
Funciona como se o cidadão fosse obrigado a dividir com o poder público um pouco do patrimônio que possuí. E pelo menos 31,9 milhões de brasileiros realizam esse procedimento todos os anos, e no Imposto de Renda 2024 não vai ser diferente. Todos os dados serão compartilhados pelos cidadãos.
A Receita Federal estima que cerca de 13,7 milhões de contribuintes pessoas físicas deixarão de pagar o Imposto de Renda com as novas regras de correção da tabela em 2024. Isso porque, a faixa de isentos passou do limite de ganho de R$ 2.640 no ano passado para R$ 2.824 neste ano.
Informe de rendimentos para Imposto de Renda 2024
Até o dia 29 de fevereiro, nesta quinta-feira, os contribuintes deverão acessar os informes de rendimentos para uso no Imposto de Renda 2024. Aposentados e pensionistas já podem emitir o documento nos canais do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O informe está disponível desde semana passada.
Os informes são como extratos bancários, eles indicam o quanto foi pago a cada cidadão de forma mensal no último ano. Além disso, incluí o que foi obtido em lucro, hora extra, e o que foi descontado por empréstimo, falta ou qualquer outra questão. É um resumo completo da sua movimentação financeira.
São obrigados a repassar até o dia 29 de fevereiro o informe completo as instituições como:
- Empresas que empregam pessoas com carteira assinada;
- Bancos;
- Corretoras;
- Financeiras;
- Empresas de planos de saúde.
Faz parte do compromisso do contribuinte ter guardado: recebidos e comprovantes assinados e carimbados em escolas, clínicas médicas, e outros que possam gerar dedução.
Como emitir informe de rendimentos para Imposto de Renda 2024?
O prazo final para que as instituições disponibilizem o informe de rendimentos para o Imposto de Renda 2024 é quinta-feira (29). Assim que o documento estiver disponível as próprias empresas devem avisar seu funcionário, ou o seu cliente de que o comprovante já pode ser emitido.
O procedimento é simples, e o informe poderá ser visualizado, impresso ou compartilhado em documento PDF. Funciona assim:
- Acesse o aplicativo do banco, corretora ou empresa do plano de saúde;
- Faça login;
- No menu procure por “Extratos”;
- Escolha “Extrato de rendimentos”;
- Filtre pelo período desejado, ano de 2023;
- Tenha acesso ao documento para impressão ou compartilhamento.
Os empregadores deverão disponibilizar esse documento em um portal criado para os seus funcionários, entregar pessoalmente ou enviar por e-mail.
Documentos necessários no Imposto de Renda 2024
Cada um dos documentos do Imposto de Renda 2024 têm uma função. Eles devem ser anexados para ajudar o contribuinte a comprovar as informações prestadas, e ainda, a aumentar as chances de conseguir ser restituído.
Documento de identificação:
- RG;
- CPF;
- Se aplicável, o número do título de eleitor.
No caso do CPF, é necessário saber a própria sequência e de todos os dependentes.
Comprovante de rendimentos:
- Informe de Rendimentos fornecido por todas as fontes pagadoras, como empregadores, instituições financeiras, empresas onde você tenha prestado serviços como autônomo, entre outros.
Comprovantes de pagamentos e despesas dedutíveis:
- Recibos relacionados ao investimento em saúde, educação, previdência privada e pensão alimentícia.
Comprovantes de aluguel:
- os aluguéis pagos e recebidos precisam constar na declaração. O documento é fornecido pela imobiliária responsável ou através dos recibos dos depósitos bancários.
Informações sobre bens e direitos:
- Documentos que comprovem a posse de bens, como imóveis, veículos, investimentos, entre outros;
- Ex.: escrituras, contratos de compra e venda, extratos bancários, informes de rendimentos de investimentos, entre outros.
Documentação de atividades rurais:
- Se você possui atividade rural, é necessário reunir documentos que comprovem sua receita bruta anual, despesas relacionadas à atividade, entre outros.
Informações sobre dependentes:
- documentos de identificação deles, além de informações sobre rendimentos e despesas relacionadas a eles, como educação e saúde.
Declarações anteriores:
- É importante ter em mãos as declarações de imposto de renda dos anos anteriores, especialmente se houver dados que precisam ser transferidos para a declaração atual.