Nova Carteira de Identidade: veja quem pode solicitar e como emitir online

Pontos-chave
  • Documento tem padrão nacional
  • CIN possui elementos que garantem a segurança
  • Emissao e renovação são gratuitas

Com elementos de segurança, gratuita com versão impressa e digital, a nova carteira de identidade já pode ser emitida. Brasileiros terão um prazo para fazerem a solicitação do documento. Conheça melhor esse novo documento nacional.

Nova Carteira de Identidade: veja quem pode solicitar e como emitir online (Imagem: FDR)
Nova Carteira de Identidade: veja quem pode solicitar e como emitir online (Imagem: FDR)

Brasileiros já podem fazer a emissão da nova Carteira de Identidade, a CIN; a primeira via do documento é gratuita. Os brasileiros têm até 2023 para fazerem a troca do documento. Sendo que todos os cidadãos terão que migrar para ele em algum momento.

Para quem reside nos estados em que a emissão já é feita o ideal é que já solicite a troca. Afinal, quando o prazo estiver próximo do vencimento é comum que as filas sejam maiores.

Vantagens da nova Carteira de Identidade

Estados que emitem a Carteira de Identidade Nacional

Segundo a última atualização do governo federal, feita no último dia 22 de fevereiro, 23 estados mais o Distrito Federal já fazem a emissão do documento:

Nova Carteira de Identidade: veja quem pode solicitar e como emitir online
Nova Carteira de Identidade: veja quem pode solicitar e como emitir online (Imagem: FDR)

O novo documento deverá ser renovado dentro dos seguintes prazos:

Como tirar a nova Carteira de Identidade?

O documento pode ser solicitado nos órgãos de identificação de cada estado, segundo as orientações próprias. Em geral, é necessário apenas:

Para saber quais são as orientações para emissão e fazer o agendamento, acesse a página oficial do órgão responsável no seu estado.

Depois de fazer a solicitação do documento físico você poderá acessar a versão digital. Basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o App Gov.br ;
  2. Faça o login com o número do seu CPF e senha;
  3. No menu de serviços procure por “Carteira de identidade”;
  4. O documento será gerado junto com QR Code.

“A versão digital da Carteira de Identidade, que tem um QR Code, vai dar acesso às informações sobre o cidadão e possibilita, também, a integração com outros documentos, como a carteira de motorista digital. No futuro, teremos outros documentos concentrados no Gov.br”, explica a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Ester Dweck.

Informações importantes sobre a CIN

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Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
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