Novos SAQUES pelo FGTS foram APROVADOS pelo governo federal; veja os valores

O FGTS vem sido uma das pautas mais comentadas entre os membros do governo federal. Agora, a concessão de novos saques está próxima de acontecer os brasileiros estão animados com esta novidade. Então, confira abaixo quando os pagamentos serão liberados.

Calendário INSS 2024 inicia pagamentos com NOVO VALOR para aposentados e pensionistas
Novos SAQUES pelo FGTS foram APROVADOS pelo governo federal; veja os valores (Imagem: FDR)

A partir do dia 01 de março, os brasileiros nascidos em março e que aderiram ao saque aniversário poderão realizar a retirada do saldo em conta. Desta forma, é fundamental manter-se atento(a) às notícias divulgadas pelo FGTS.

Até o momento, a modalidade de saque segue em funcionamento e os cidadãos brasileiros podem optar por esta opção. Porém, existem pontos negativos e positivos sobre a adesão.

Entre eles, está o tempo de espera em caso de mudança entre as modalidades disponíveis. Atualmente, o cidadão que deseja mudar do saque aniversário para o saque rescisão precisa aguardar ao menos 25 meses.

Ministério do Trabalho busca regular o saque do FGTS

O ministro do trabalho, Luiz Marinho (PT), está trabalhando em um projeto de lei para garantir que os cidadãos que aderiram ao saque aniversário consigam realizar a retirada em caso de demissão.

Isto acontece devido ao crescente número de críticas por parte dos trabalhadores. Ao utilizar o saque aniversário, em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador não consegue um amparo financeiro.

Desta forma, acaba precisando aguardar até o mês do seu nascimento para conseguir ter acesso ao valor em conta. De acordo com o ministro, o plano é permitir que estas pessoas consigam, durante um período, realizar o saque.

Quando este projeto será pautado?

Até o momento, não existe previsão para que este possível projeto seja pautado pelo governo federal. Ou seja, as regras atuais seguem em amplo funcionamento. Portanto, atente-se à escolha e evite problemas financeiros no FGTS.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].