Lula toma DECISÃO dentro do INSS reformulando a vida de milhares de pessoas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou no último ano uma lei que atinge os trabalhadores que precisam de benefícios previdenciários. A ideia é facilitar o acesso a salários pagos por incapacidade, modernizando a perícia médica do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Lula toma DECISÃO dentro do INSS reformulando a vida de milhares de aposentados
Lula toma DECISÃO dentro do INSS reformulando a vida de milhares de aposentados (Imagem: FDR)

Chamada de teleperícia, o novo modelo de perícia médica do INSS prevê que o exame seja realizado a distância. A medida foi inclusa no Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS) no ano passado, após o presidente Lula sancionar a Lei 14.724.

“O exame médico-pericial poderá ser realizado com o uso de tecnologia de telemedicina ou por análise documental conforme situações e requisitos definidos em regulamento”, diz a nova legislação.

Como funciona a teleperícia no INSS?

A teleperícia foi sancionada por Lula junto com o uso do Atestmed. O sistema que recebe e reconhece os atestados médicos está sendo mais usado do que o exame a distância. Por meio dele as pessoas podem encaminhar o laudo médico emitido por um profissional que não seja perito do INSS.

Enquanto isso, a teleperícia ainda não é uma realidade, já que será preciso comparecer pessoalmente até uma agência do Instituto, mas passar pelo exame de forma online. O exame funcionará assim:

  • Trabalhador que requer o benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença) agenda a teleperícia;
  • Ele comparece até uma unidade do INSS para realização do exame;
  • Por meio virtual, usando computador ou celular, o trabalhador passa pelo exame a distância. Para conseguir melhor resultado é interessante levar resultados de outros exames já realizados.

Em 2022 o instituto fez um projeto-piloto para testar a teleperícia e os resultados foram positivos: 400 teleatendimentos médicos foram realizados. Em 94% deles, os médicos conseguiram formar diagnóstico e tomar decisão

Governo Lula investe em melhorias no INSS

O presidente Lula prometeu que diminuiria o tempo de espera na fila do INSS. Em 2023 os resultados não foram tão animadores, e a promessa de prazo máximo de 45 dias não conseguiu ser alcançado.

No entanto, segundo a Diretoria de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão (Dirben), o Tempo Médio de Concessão (TMC) foi de 26 dias no mês de dezembro do ano passado em todo o país.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com