URGENTE! Lote residual EXTRA no Imposto de Renda começa a ser pago; consulte seu saldo

Foi aberto na última quinta-feira (22) o portal para consulta do lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Trata-se de um pagamento da restituição que somente é feito após a declaração do contribuinte ter sido desbloqueada, ou corrigida. Apenas neste lote são 208,3 mil pessoas contempladas.

URGENTE! Lote residual EXTRA no Imposto de Renda começa a ser pago; consulte seu saldo
URGENTE! Lote residual EXTRA no Imposto de Renda começa a ser pago; consulte seu saldo (Imagem: FDR)

A Receita Federal libera a consulta ao lote residual do Imposto de Renda sempre uma semana antes de efetuar o pagamento. Isso significa que o depósito na conta dos contemplados está previsto para acontecer no dia 29 de fevereiro, último dia do mês. Serão transferidos R$ 304 milhões.

Quem recebe o lote residual da restituição do Imposto de Renda?

A restituição do Imposto de Renda é paga como um benefício de contrapartida aos valores informados pelo contribuinte na sua declaração. Ao informar e comprovar quais foram os seus gastos no ano anterior, o cidadão tem direito a descontos no valor final a ser tributado.

Esse desconto é devolvido em forma de restituição. Mas, o valor fica retido se a declaração foi entregue incompleta, com erros ou contendo dados divergentes. Até que a correção seja feita o contribuinte não é restituído. É por isso que existem os lotes residuais, eles são pagos fora do calendário regular. 

Ou seja, recebem neste mês os contribuintes que corrigiram o que havia ficado incompleto. São eles:

  • 3.155 idosos acima e 80 anos;
  • 25.536 entre 60 e 79 anos;
  • 3.351 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 6.744 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 80.680 que receberam prioridade por utilizarem a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX;
  • 88.857 contribuintes não prioritários.

Consultar lote residual da restituição do IRPF

Para verificar se finalmente vai receber a restituição do Imposto de Renda, o contribuinte deve acessar os canais online da Receita Federal.

  • Acessar a página da Receita Federal;
  • Clicar em “Meu Imposto de Renda”;
  • Em seguida, clicar em “Consultar a Restituição”;
  • Agora, informe: CPF do titular, data de nascimento e ano de envio da declaração;
  • O sistema vai informar se a restituição foi liberada.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com