Os titulares de benefícios sociais recebidos via CadÚnico devem estar atentos. Tudo porque, o Ministério do Desenvolvimento Social tem convocado uma série de cidadãos para que comprovem seus dados. A medida é obrigatória, por isso, quem não cumprir tem como consequência o bloqueio do seu benefício.
O governo federal já confirmou que, assim como ocorreu no ano passado, em 2024 haverão convocações para atualização do CadÚnico. A ideia é focar nos dados disponíveis nesta base de dados para impedir fraudes, fiscalizar as informações, e alcançar novas famílias que ainda estão fora dos programas.
Quem vai ser convocado para atualizar o CadÚnico?
Existem situações que trarão como consequência a convocação para atualizar o CadÚnico. O processo também pode ser feito de forma voluntária, porque o representante da família deseja alterar alguma informação que está no seu cadastro.
Quando se tratar de uma convocação do governo federal, o cidadão será notificado via Caixa Tem, no extrato de pagamentos do seu benefício, por SMS ou por e-mail. A partir da notificação ele tem o prazo de 30 dias para se apresentar.
Os titulares são convocados quando:
- Estão há mais de dois anos sem atualizar os dados no CadÚnico;
- Mudaram de endereço ou trocaram a escola das crianças e não atualizaram na plataforma;
- Aumentaram a renda familiar mensal;
- Não cumpriram com as condicionalidades do programa que recebe auxílio.
Onde atualizar o CadÚnico?
Depois de receber a notificação, ou se quiser atualizar o CadÚnico de forma voluntária, o cidadão deve comparecer até o CRAS (Centro de Referência e Assistência Social). Funciona assim:
- Compareça até o CRAS onde foi feita sua inscrição, ou na unidade mais próxima do seu novo endereço;
- Solicite a atualização dos dados do Cadastro Único;
- Leve documento de identificação com foto do titular e de cada um dos membros da família;
- Responda ao questionário socioeconômico, e informe o que possa ter mudado;
- Confirme.