Consulta ao PIS/PASEP pode ser feita utilizando o número do CPF; saiba como

O trabalhador tem o direito de consultar o seu número do PIS/PASEP sempre que quiser. Essa é uma identificação do funcionário a partir do momento que dá início ao trabalho com carteira assinada. Também é possível consultar o abono salarial concedido por essa identificação. Nos dois casos basta usar o número do CPF. 

Consulta ao PIS/PASEP pode ser feita utilizando o número do CPF; saiba como
Consulta ao PIS/PASEP pode ser feita utilizando o número do CPF; saiba como (Imagem: FDR)

A diferença do número do PIS/PASEP para o abono salarial é que o número identifica o trabalhador, enquanto o abono paga um salário extra. Os dois são, na verdade, similares só que usados em situações e momentos diferentes. Para consulta-los é preciso acessar órgãos do governo federal.

Onde consultar o abono do PIS/PASEP

Para consultar o abono do PIS/PASEP usando o número do CPF, basta acessar os sistemas do Ministério do Trabalho e Emprego. O abono começou a ser pago em fevereiro, no dia 15. A cada mês um novo grupo recebe conforme o seu mês de nascimento, com previsão de término dos saques em agosto.

São beneficiados aqueles que trabalharam em 2022 recebendo no máximo dois salários mínimos por mês. Tratam de trabalhadores de baixa renda que foram inclusos no RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) emitido pelo empregador.

Para consultar e saber se tem direito basta:

  • Acessar o App Carteira de Trabalho Digital;
  • Fazer login no Gov.br com número de CPF e senha;
  • Na opção “Benefícios” do menu, escolha “Abono salarial”;
  • Filtre a busca pelo ano-base, neste caso 2022.

Onde consultar o número do PIS/PASEP

Enquanto isso, para consultar onde está o número do PIS/PASEP usando o seu CPF, o trabalhador pode usar outros sistemas do governo federal. Na realidade, o App Carteira de Trabalho Digital também tem disponível essa informação, basta acessar um dos contratos que estão ativos em seu nome.

Outra opção de consulta é ligando para a Previdência Social:

  • Ligue para o número 135;
  • Insira seu CPF no teclado do celular;
  • Selecione a opção 3 – outros assuntos, ou disque 0 para falar com um atendente,
  • Após isso, confirme seus dados e, em seguida, você receberá seu número do PIS.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]