Valor da aposentadoria do INSS ganha nova chance de aumento

O valor da aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de milhares de pessoas pode ser reajustado para mais. Isso porque, alguns aposentados têm o direito de solicitar que a quantia paga atualmente seja revisada. E com isso, garantirão a chance de aumentar o seu salário.

Valor da aposentadoria do INSS ganha nova chance de aumento
Valor da aposentadoria do INSS ganha nova chance de aumento (Imagem: FDR)

Já virou uma novela, mas os aposentados continuam esperando pelo aumento de valor da aposentadoria do INSS pela revisão da vida toda. Suspenso em dezembro do último ano, o cálculo voltaria a ser julgado pelos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) em 1º de fevereiro, mas foi adiado novamente.

Como a revisão da vida toda vai mudar o valor da aposentadoria do INSS?

Assim como todos os tipos de revisões existentes, o objetivo da revisão da vida toda é aumentar o valor da aposentadoria do INSS. A ação chegou ao STF como uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade), solicitando que os ministros julguem se é constitucional ou não a forma como os benefícios são calculados.

Isso porque, desde 1999 para chegar ao valor da aposentadoria ou pensão o INSS não considera o que foi contribuído antes de julho de 1994, quando era usado o cruzeiro e não o real como moeda oficial do país. A proposta da revisão da vida toda é de que:

Em 2022 o STF já havia permitido que os aposentados entrassem na Justiça solicitando o recálculo da sua aposentadoria considerando essas contribuições. Mas o INSS entrou com uma ação contra a decisão, e desde então não se chega a um consenso.

Solicitação de revisão do valor da aposentadoria do INSS

O julgamento sobre a revisão da vida toda foi remarcada pelo STF para o dia 28 de fevereiro. Na ocasião, os ministros devem traçar as regras para o julgamento das ações de revisão do valor da aposentadoria do INSS a partir de agora.

Para solicitar a mudança é preciso:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile