Idosos 60+ ganham até 10 BENEFÍCIOS e lista é revelada

Em meio aos desafios financeiros que enfrentamos ao longo da vida, é difícil guardar um dinheirinho, não é mesmo? Por isso, é importante que os idosos 60+ estejam atentos aos benefícios e programas do governo aos quais eles têm direito para auxiliá-los financeiramente. 

Idosos 60+ ganham até 10 BENEFÍCIOS e lista é revelada
Idosos 60+ ganham até 10 BENEFÍCIOS e lista é revelada. (Imagem: FDR)

Entre os benefícios implementados para auxiliar os idosos estão o Bolsa Família; o BPC (Benefício de Prestação Continuada); e outras políticas públicas importantes. Confira abaixo a lista.

Estatuto da Pessoa Idosa

Em vigor desde 2003, o Estatuto da Pessoa Idosa tem o objetivo de proteger e garantir os direitos dos idosos. Além de garantir à pessoa idosa o direito à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho e outros benefícios. Conheça os direitos fundamentais:

  • Prioridade em serviços públicos e privados

Pessoas com mais de 60 anos têm direito a atendimento com prioridade em locais públicos e privados.

  • Acesso à saúde

A pessoa idosa tem direito a atendimento integral pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e aqueles que estejam incapazes de andar, têm direito ao atendimento domiciliar e à internação.

  • Transporte público gratuito

Os transportes públicos devem ter, pelo menos, 10% dos assentos reservados para as pessoas idosas e poderão utilizar gratuitamente

Já em viagens interestaduais, o veículo deve ter, pelo menos, dois assentos reservados. Caso os lugares já estejam ocupados, a empresa deve oferecer desconto de 50% no valor da passagem.

  • Medicamentos gratuitos

O governo também deve fornecer medicamentos de forma gratuita, principalmente aqueles que são usados continuamente. Para ter acesso a esse direito, a pessoa idosa deve se dirigir a farmácia, apresentar documento com foto, CPF e receita médica.

  • Isenção de impostos

Idosos 60+ têm o direito à isenção do pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), que é pago anualmente.

Para garantir esse benefício, a pessoa deve ser aposentada, ter renda de até dois salários mínimos e ter apenas um imóvel. A solicitação pode ser feita através da prefeitura da cidade em que a pessoa mora.

Yasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.