Banco do Brasil libera lista de REQUISITOS para retirada do abono salarial

Na última quinta-feira (15) o Banco do Brasil liberou o abono salarial para 234.574 mil trabalhadores, servidores públicos com cadastro no PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público). Já é possível consultar se tem direito ao benefício neste ano de forma online.

Banco do Brasil libera lista de REQUISITOS para retirada do abono salarial
Banco do Brasil libera lista de REQUISITOS para retirada do abono salarial (Imagem: FDR)

Os requisitos para sacar o abono salarial definem qual o tipo de trabalhador que pode receber o benefício. O valor máximo neste ano é de R$ 1.412, equivalente ao salário mínimo atual. Os trabalhadores da rede pública poderão sacar no Banco do Brasil de forma online, ou comparecer pessoalmente na agência. 

Quem pode sacar o abono salarial?

Os requisitos para saque do abono salarial são os mesmos para trabalhadores da rede pública que recebem pelo Banco do Brasil, como para trabalhadores da rede privada que fazem o saque pela Caixa Econômica. Neste ano eles também receberão usando o mesmo calendário, com base no mês do seu nascimento.

Até o ano passado o Banco do Brasil usava como referência para o cronograma o último dígito do número do PASEP. Ao todo, devem ser beneficiados com o abono em 2024 pelo menos 2.891.349 trabalhadores. São pessoas que cumprem com requisitos como:

  • estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos, contados da data do primeiro vínculo;
  • ter recebido, de empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), até 2 salários-mínimos médios de remuneração mensal no período trabalhado;
  • ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial do ano-base considerado para apuração.

Como fazer o saque do abono salarial no Banco do Brasil?

O saque do abono salarial no Banco do Brasil pode ser feito presencialmente, ou por movimentação online. Também é possível consultar se tem direito ao pagamento e quando vai receber por meio do App Carteira de Trabalho Digital. Os depósitos vão até agosto, e os saques até dezembro.

  • Presencial: agência do Banco do Brasil com documento com foto, ou cartão do programa;
  • Online: depósito na conta corrente de quem é cliente, ou transferência usando o App BB PASEP.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]