Como saber se fui aprovada no Bolsa Família? Veja

Relançado pelo Governo Federal no ano passado, o programa do Bolsa Família é responsável por atender mensalmente mais de 21 milhões de famílias em todo o país. Por meio da iniciativa eles podem receber um pagamento mínimo mensal de R$ 600. 

Como saber se fui aprovada no Bolsa Família? Veja
Como saber se fui aprovada no Bolsa Família? Veja. (Imagem: FDR)

O programa está disponível para famílias que cumprem requisitos específicos estabelecidos pelo Governo Federal. Atualmente, o principal deles diz respeito à renda familiar, que não deve ultrapassar o limite máximo de ¼ do salário mínimo.

Em 2024 esse valor representa o montante de R$ 353 por pessoa. Além disso, as famílias também precisam estar inscritas no CadÚnico. É por meio desse cadastro que o Governo Federal identifica e seleciona quais famílias serão atendidas pelo programa.

O processo de inscrição deve ser realizado de forma presencial em uma unidade do CRAS. No local, o cidadão deverá apresentar os documentos de identificação de toda a família. Lá, ele será orientado por uma assistente social sobre o processo de inclusão.

Atualmente, não há prazo para que o pedido seja analisado. Por isso, é comum que muitas famílias tenham dúvidas se foram ou não incluídas no programa e se receberão os pagamentos mensais. Por isso, existem algumas formas de realizar a consulta na inclusão ou não no benefício.

Vale lembrar que, caso seja contemplada, a família poderá garantir valores maiores do que o do benefício principal. Isso porque o programa também realiza a liberação de pagamentos extras para alguns dos seus beneficiários.

Confira as principais formas de consultar a liberação do benefício do Bolsa Família:

  • Aplicativo do Bolsa Família;
  • Aplicativo e site do Cadúnico, disponível no site https://cadunico.dataprev.gov.br/;
  • Portal Cidadão da Caixa, disponível no site https://cidadao.caixa.gov.br/;
  • Aplicativo Caixa Tem, disponível no link;
  • Telefone 121 do MDS;
  • Central da Caixa no número 111.

Consulte outras informações sobre o pagamento do Bolsa Família neste link. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.