ANTECIPAÇÃO do saque-aniversário do FGTS tem nova possibilidade de retirada; entenda

O saque-aniversário do FGTS surgiu em 2019 como uma alternativa ao saque-rescisão. Ou seja, uma forma dos trabalhadores retirarem uma parte do saldo disponível nas contas do FGTS anualmente, no mês do aniversário. E, agora existirá a possibilidade de antecipação do saque-aniversário

ANTECIPAÇÃO do saque-aniversário do FGTS tem nova possibilidade de retirada; entenda
ANTECIPAÇÃO do saque-aniversário do FGTS tem nova possibilidade de retirada; entenda. (Imagem: FDR)

A instituição financeira Meutudo está desenvolvendo o ‘Seguro Renda Protegida‘, que promete proteger quem deseja antecipar o saque-aniversário do FGTS. Com isso, o cliente terá cobertura caso ele seja desligado do trabalho, cobertura por morte e invalidez por acidente.

A cobertura será concedida de acordo com o valor do saque e com o valor do seguro do cliente.

Entenda mais sobre o saque-aniversário

O valor disponível para o saque-aniversário é determinado com base no saldo total  do Fundo daquele trabalhador. Normalmente, é possível retirar uma porcentagem, além de uma quantia fixa adicional.

Quando o trabalhador escolhe receber o saque-aniversário ele abre mão do saque total em caso de demissão sem justa causa. Se ele optar por não receber mais o saque no mês do aniversário, a alteração tem um período de carência de 25 meses para ser revertida.

Com isso, se o trabalhador for demitido sem justa causa, o resgate do valor integral do FGTS não poderá ser realizado. Mesmo com a opção do saque-rescisão, o período de carência ainda impede o resgate do valor.

Como ter esse benefício?

Atualmente, mais pessoas estão sendo incluídas na lista do saque-aniversário e se você escolheu essa modalidade, é importante prestar atenção no calendário divulgado pela Caixa para saber a sua data de saque.

Yasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.
Sair da versão mobile