Quando os bancos voltam a funcionar? Fique atento ao vencimento dos boletos

O carnaval acabou oficialmente na terça-feira, 13 de fevereiro. Nesta quarta-feira (14), porém, algumas empresas e instituições funcionam em horário diferenciado. É o caso dos bancos que retornam aos atendimentos, mas não em horário comum. Outro ponto importante é para o vencimento de boletos. 

Quando os bancos voltam a funcionar? Fique atento ao vencimento dos boletos
Quando os bancos voltam a funcionar? Fique atento ao vencimento dos boletos (Imagem FDR)

Embora as agências de todos os bancos do país voltem a funcionar apenas no período da tarde, os vencimentos dos boletos não. Hoje, quarta-feira de Cinzas, já é considerado como dia útil. Isso significa que os vencimentos que foram marcados para dia 14 valem normalmente.

Retorno de atendimento dos bancos

Embora as agências bancárias sejam obrigadas a retornar os atendimentos presenciais hoje (14), conforme orientação da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), os horários podem ser diferentes. Isso porque, é obrigatório que hajam no mínimo três horas de funcionamento.

Mas, na cidade X o banco pode abrir as 12h00 e fechar as 15h00, ou abrir as 13h00 e fechar as 16h00. Um comunicado com a descrição do horário deve estar colocado na agência a fim de facilitar o atendimento do público.

  • Retorno presencial hoje, 14 de fevereiro;
  • Funcionamento no período da tarde, a partir das 12h ou das 13h.

Serviços bancários voltam a funcionar

Além do atendimento presencial, vale muito a pena estar atento ao retorno dos serviços bancários. Isso porque, quem tinha débito automático agendado entre os dias 10 e 13 de fevereiro verá que o saldo vai mudar a partir de hoje (14). Os bancos retornam procedimentos como:

  • Boletos – vencimento de 10 a 13 de fevereiro poderão ser pagos dia 14, sem juros;
  • Débito automático – vencimento de 10 a 13 de fevereiro caem hoje;
  • TED – transferências que foram feitas entre os dias 10 e 13 de fevereiro até às 17h caem hoje. Transferências feitas hoje até às 17h cairão no mesmo dia.

Nada muda para o PIX, transferência entre contas do mesmo banco e saque no caixa eletrônico.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]