Bancos anunciam MUDANÇAS no horário de funcionamento a partir desta quarta-feira; entenda

Uma das festas mais esperadas pelos brasileiros, o Carnaval, chegou ao fim! Com isso, alguns serviços que tiveram seu funcionamento alterado durante a festividade voltaram a funcionar nesta quarta-feira de Cinzas (14), como é o caso dos bancos.

Bancos anunciam MUDANÇAS no horário de funcionamento a partir desta quarta-feira; entenda
Bancos anunciam MUDANÇAS no horário de funcionamento a partir desta quarta-feira; entenda. (Imagem: FDR)

Após o fechamento durante os dias de Carnaval, as agências bancárias voltam a funcionar nesta quarta-feira, ainda que a abertura aconteça em horário especial. 

Horário de funcionamento bancos

Nos dias 12 e 13 de fevereiro, segunda e terça-feira em que se comemorou a folia de Momo, os bancos não abriram, porém nesta quarta-feira de cinzas (14), o expediente está previsto para começar às 12h com encerramento no horário normal da agência, de acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Em locais que as agências fecham antes das 15h, o início do expediente bancário será antecipado, garantindo um funcionamento de um período mínimo de 3 horas de atendimento presencial ao público.

Além dos atendimentos presenciais nos bancos, os clientes também podem realizar o atendimento online e por telefone. Além disso, as contas de luz, água e telefone que tiveram suas datas de vencimento no período carnavalesco poderão ser pagas hoje.

A partir da quinta-feira (15), os bancos voltam a funcionar no horário normal de cada agência.

O que é a Quarta-feira de Cinzas?

A Quarta-feira de Cinzas é o dia que marca o início da Quaresma, um período de 40 dias de preparação para a Páscoa, data comemorada pela Igreja Católica.

O período representa um momento de reflexão após os dias de festividade carnavalesca, além de representar arrependimento pelos pecados, renovação espiritual e preparação para o período de celebração da ressurreição de Jesus Cristo, que acontece no domingo de Páscoa.

Durante a Quarta-feira de Cinzas, os fiéis participam de momentos religiosos, onde são feitas cerimônias de imposição de cinzas na testa. As cinzas são tradicionalmente produzidas a partir da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Yasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.