Bancos anunciam MUDANÇAS no horário de funcionamento a partir desta quarta-feira; entenda

Uma das festas mais esperadas pelos brasileiros, o Carnaval, chegou ao fim! Com isso, alguns serviços que tiveram seu funcionamento alterado durante a festividade voltaram a funcionar nesta quarta-feira de Cinzas (14), como é o caso dos bancos.

Bancos anunciam MUDANÇAS no horário de funcionamento a partir desta quarta-feira; entenda
Bancos anunciam MUDANÇAS no horário de funcionamento a partir desta quarta-feira; entenda. (Imagem: FDR)

Após o fechamento durante os dias de Carnaval, as agências bancárias voltam a funcionar nesta quarta-feira, ainda que a abertura aconteça em horário especial. 

Horário de funcionamento bancos

Nos dias 12 e 13 de fevereiro, segunda e terça-feira em que se comemorou a folia de Momo, os bancos não abriram, porém nesta quarta-feira de cinzas (14), o expediente está previsto para começar às 12h com encerramento no horário normal da agência, de acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Em locais que as agências fecham antes das 15h, o início do expediente bancário será antecipado, garantindo um funcionamento de um período mínimo de 3 horas de atendimento presencial ao público.

Além dos atendimentos presenciais nos bancos, os clientes também podem realizar o atendimento online e por telefone. Além disso, as contas de luz, água e telefone que tiveram suas datas de vencimento no período carnavalesco poderão ser pagas hoje.

A partir da quinta-feira (15), os bancos voltam a funcionar no horário normal de cada agência.

O que é a Quarta-feira de Cinzas?

A Quarta-feira de Cinzas é o dia que marca o início da Quaresma, um período de 40 dias de preparação para a Páscoa, data comemorada pela Igreja Católica.

O período representa um momento de reflexão após os dias de festividade carnavalesca, além de representar arrependimento pelos pecados, renovação espiritual e preparação para o período de celebração da ressurreição de Jesus Cristo, que acontece no domingo de Páscoa.

Durante a Quarta-feira de Cinzas, os fiéis participam de momentos religiosos, onde são feitas cerimônias de imposição de cinzas na testa. As cinzas são tradicionalmente produzidas a partir da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior.

Yasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.