Saques de fevereiro: Caixa antecipa seus pagamentos devido ao Carnaval

A Caixa Econômica Federal (CEF) já começou a se preparar para os saques de fevereiro. A adaptação no calendário de pagamentos acontece em virtude do Carnaval, que acontece nos próximos dias 10, 11, 12 e 13

Saques de fevereiro: Caixa antecipa seus pagamentos devido ao Carnaval
Saques de fevereiro: Caixa antecipa seus pagamentos devido ao Carnaval. (Imagem: FDR)

Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), o feriado de Carnaval irá impactar os saques de fevereiro feitos pela Caixa Econômica. Por esta razão, tanto o banco estatal como as demais agências bancárias, não terão expediente nos dias 12 e 13, segunda e terça-feira, respectivamente. 

A readequação dos saques de fevereiro foi aplicada em conformidade com a Resolução nº 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional. O texto não considera dias úteis para fins de operações bancárias aos sábados, domingos e feriados em âmbito nacional. 

Entretanto, tradicionalmente, após os quatro dias de celebração ao Carnaval, vem a Quarta-feira de Cinzas, que neste ano acontece no dia 14 de fevereiro. Nesta data, o expediente bancário começa às 12h, em horário local, encerrando no horário tradicional das agências bancárias. 

A partir de então, os saques de fevereiro serão retomados a todo o vapor. Importante reforçar que, nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o expediente bancário será antecipado de modo a assegurar um tempo mínimo de três horas de atendimento presencial ao público. 

A orientação da Febraban é para que os clientes dêem preferência aos serviços disponibilizados pelos canais digitais, como os sites e aplicativos dos bancos. Assim, conseguirão realizar transferências e pagamentos de contas nos dias em que não houver expediente bancário. 

Quais são os saques de fevereiro pela Caixa?

Os saques de fevereiro previstos para ocorrer pela Caixa Econômica envolvem benefícios sociais como o Bolsa Família e o Vale-Gás. Ambos seguem o mesmo calendário de pagamentos, cuja vigência ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. 

Portanto, os valores serão pagos entre os dias 16 a 29 de fevereiro. Com base na determinação do Governo Federal, os benefícios serão liberados gradativamente seguindo a ordem do dígito final do Número de Identificação Social (NIS). Observe o calendário:

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile