A cota única do IPTU está garantindo descontos bastante chamativos para os contribuintes. A novidade fez com que muitos brasileiros fossem analisar o valor da sua cobrança para checarem se é possível efetuar o pagamento de uma só vez. Veja abaixo mais detalhes sobre o caso.
Em muitos lugares do país, o IPTU já está disponível para pagamento. Porém, o que algumas pessoas não sabem é que o pagamento único do tributo pode gerar grandes descontos para o seu cadastro.
Isto acontece pois o número de cidadãos que decidem parcelar o pagamento é alto. Com isto, os governos municipais e federais buscam alternativas para que o contribuinte realize o pagamento de uma só vez.
Desta forma, cede descontos consideráveis para que o morador da região decida por não parcelas o pagamento e realizá-lo de uma só vez. Pagando de uma só vez, o desconto do valor pode chegar em 10%.
Início de ano reforçado de obrigações para a população
Normalmente, o início do ano é recheado de obrigações para a população brasileira. Além do pagamento referente ao Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), os cidadãos também costumam realizar a entrega da declaração do Imposto de Renda.
Já para as pessoas que possuem veículos próprios, o início de um ano é um pesadelo pois sabem da obrigação com o pagamento do IPVA. Este tributo é obrigatório somente para os motoristas que possuem um veículo em seu nome.
Vale ressaltar que, de um ponto de vista nacional, o IPTU não sofreu reajustes de 2023 para 2024. Desta forma, o pagamento segue a mesma alíquota operada no início do ano passado.
Quem é isento do IPTU?
Atualmente, programas de notas fiscais garantem a isenção do IPTU em casos específicos. Além disto, caso o cidadão seja um aposentado ou pensionista do INSS, também não é necessário realizar o pagamento do tributo anual.