Serasa revela descoberta sobre uso do saque-aniversário do FGTS

O levantamento Mapa Serasa Crédito revelou com a maioria da população usa o dinheiro que antecipa do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Equivalente a um empréstimo, essa modalidade permite que o trabalhador receba de uma única vez o valor que seria pago em anos.

Serasa revela descoberta sobre uso do saque-aniversário do FGTS
Serasa revela descoberta sobre uso do saque-aniversário do FGTS (Imagem FDR)

O saque-aniversário do FGTS é uma modalidade que dá ao trabalhador a chance de receber de 5% a 50% do valor que está disponível no Fundo. Uma vez ao ano os trabalhadores podem solicitar a liberação dessa parcela. Sendo que a quantia fica apta ao resgate no mês de nascimento do trabalhador.

Preferência de uso do saque-aniversário do FGTS

O Mapa Serasa Crédito fez um levantamento para entender qual a intenção dos brasileiros quando antecipam o saque-aniversário do FGTS. Neste caso, ao invés de receber apenas a parcela que teria direito naquele ano, o trabalhador faz um empréstimo em que usa como pagamento o seu saque-aniversário.

O banco libera de uma única vez o que seria pago em 3 ou 10 anos. Mas aplica juros, por isso o valor recebido não exatamente igual ao que o cidadão teria direito. Em contra partida, na data em que a parcela anual caí na conta, o banco debita como forma de pagamento do crédito.

Segundo a Serasa:

A pesquisa também mostrou que 76% dos que buscaram alguma forma de crédito em janeiro também pretendem solicitá-lo em fevereiro.

Como pedir empréstimo do saque-aniversário do FGTS?

Para solicitar o empréstimo do saque-aniversário do FGTS existem duas etapas. A primeira é no aplicativo do Fundo de Garantia, e a outra é direto com o banco da sua preferência. É interessante consultar a taxa de juros e as condições de parcelamento de cada instituição.

Depois de autorizar a fase seguinte é no banco.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile