Saque do PIS/PASEP pode ser feito por terceiros? Veja os critérios de retirada

A partir deste mês o governo federal autoriza o saque do PIS/PASEP. São esperados 24,5 milhões de pessoas para resgatar a quantia que é de no máximo 1 salário mínimo. É possível receber o benefício em mãos, mas com regras específicas quando não for o próprio titular que vai sacar.

Saque do PIS/PASEP pode ser feito por terceiros? Veja os critérios de retirada
Saque do PIS/PASEP pode ser feito por terceiros? Veja os critérios de retirada (Imagem: FDR)

O saque do PIS/PASEP acontece em dois bancos diferentes. Na Caixa Econômica para quem trabalha na rede privada, e no Banco do Brasil para os funcionários públicos. A data de liberação é a mesma nos dois bancos, e a partir deste ano eles também passam a usar um único calendário. 

Saque do PIS/PASEP pode ser feito por terceiros?

Caso o titular do abono salarial não consiga receber pessoalmente o seu benefício, ele pode contar com a ajuda de um parente ou amigo. Ainda assim, as regras para saque do PIS/PASEP por terceiros somente será autorizado se o dinheiro for recebido de uma única forma.

O banco não autoriza a liberação do abono para terceiros nos guichês de atendimento. Por isso, quem não tem o cartão só pode receber o benefício em mãos se for ele mesmo o responsável por sacar.

Online é possível movimentar a quantia por transferência bancária. No App Caixa Tem ou no aplicativo BB PASEP.

Quando fica disponível o saque do PIS/PASEP?

A ordem de saque do PIS/PASEP vai considerar o mês de nascimento do trabalhador. Os valores serão transferidos de fevereiro até agosto.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile