Bancos e Shoppings mudam o funcionamento no carnaval; consulte os horários

Pontos-chave
  • A Febraban divulgou o horário de funcionamento das agências bancárias no carnaval;
  • Para contas de consumo com vencimento nos dias do feriado de Carnaval, o pagamento poderá ser realizado no dia útil seguinte;
  • Ao longo de 2024, serão observados outros 11 feriados nacionais e pontos facultativos.

Os desfiles de escolas de samba e blocos de rua animarão o aguardado Carnaval deste ano em diversas regiões do Brasil. Embora não seja um feriado oficial, sendo considerado ponto facultativo, muitos serviços, como bancos, Correios, INSS, Poupatempo, entre outros, estarão fechados durante os quatro dias. 

A festividade é considerada um ponto facultativo pelo governo federal durante a segunda e terça-feira de Carnaval. Por isso, a normalização das atividades está prevista apenas para a Quarta-Feira de Cinzas, após as 12h

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) divulgou o horário de funcionamento das agências bancárias, alinhado com a Resolução n.º 4.880/20 do Conselho Monetário Nacional

Durante o período festivo, a Febraban incentiva os clientes a utilizarem os canais digitais para realizar transações bancárias, como transferências e pagamentos de contas, garantindo a continuidade dos serviços financeiros.

Para contas de consumo com vencimento nos dias do feriado de Carnaval, o pagamento poderá ser realizado no dia útil seguinte, sem acréscimo de taxas ou multas. É essencial que empresários e trabalhadores se programem antecipadamente para evitar transtornos durante os feriados. 

Ao longo de 2024, serão observados outros 11 feriados nacionais e pontos facultativos, como a Sexta-feira da Paixão, Dia do Trabalho e Natal, nos quais não haverá expediente bancário.

Horários de funcionamento no Carnaval

Bancos

De acordo com a Febraban, os bancos não funcionam durante a segunda, 12, e a terça-feira, 13, de Carnaval. Na Quarta-Feira de Cinzas, 14, o início do expediente será às 12h, no horário local, com encerramento previsto no horário normal de fechamento das agências.

Vale ressaltar que nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do expediente bancário será antecipado, para que o atendimento presencial ao público seja de no mínimo 3 horas nesta data.

Além disso, a entidade orienta que os clientes priorizem os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências. 

Contas de consumo e carnês com vencimento nos dias do feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte.

INSS

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão fechadas nos dias 12 e 13 de fevereiro por causa do ponto facultativo. Já na quarta-feira, 14, as unidades de atendimento voltarão a atender os serviços agendados a partir das 14h.

Para acessar outras informações, é possível consultar o site ou aplicativo do Meu INSS – disponível nas versões Android e iOS.

Correios

De acordo com a entidade, a rotina de entregas de cartas e encomendas e atendimento segue normalmente nesta sexta-feira, 9. No sábado, 10, funcionam apenas as agências que já abrem neste dia.

Na segunda, 12, e na terça-feira de Carnaval, 13, não haverá atendimento nas agências dos Correios. O atendimento e as entregas serão retomados na Quarta-Feira de Cinzas, 14, com agências abertas a partir das 12h.

Além disso, nos dias 12 e 13, o atendimento automatizado da Central de Atendimento dos Correios (CAC) estará disponível por meio do site dos Correios, do chat e também pelo atendimento automatizado nos telefones 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100. O atendimento com os operadores será retomado dia 14, às 8h.

Bolsa de Valores

A Bolsa de valores não funcionará nos dias 12 e 13 de fevereiro, segunda e terça-feira de Carnaval, respectivamente. Contudo, na Quarta-Feira de Cinzas, 14, a B3 funcionará parcialmente. O horário especial determina o início das negociações a partir das 13h até o seu fechamento normal, às 17h55.

Pagamentos durante o Carnaval

A entidade orienta que os clientes utilizem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências. 

As contas de consumo (água, energia, telefone) e carnês com vencimento nos dias do feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. 

Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e pelo atendimento telefônico dos bancos. 

Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.