O PIS/PASEP é apenas um dos muitos benefícios pagos aos trabalhadores do país. Porém, existem muitas pessoas que ainda não sabem como realizar o cálculo para identificar de quanto será o seu depósito. Portanto, veja abaixo esta e mais informações sobre o PIS/PASEP.
Neste ano, o PIS/PASEP já teve o seu calendário oficial divulgado pelo governo federal. Com isto, os trabalhadores do país estão marcando o seu depósito no calendário para ajudar no planejamento financeiro.
Também em 2024, o pagamento do PIS/PASEP foi reajustado. Isto aconteceu devido ao reajuste aplicado ao salário mínimo. Como o benefício utiliza o piso salarial como referência, ele sofreu um aumento em janeiro deste ano.
Desta forma, aqueles que trabalharam durante todo o ano de 2023, sem faltar um mês, receberão o pagamento integral do benefício. Ou seja, terão R$ 1.412 depositados em sua conta bancária. Confira mais informações abaixo:
Mais detalhes sobre o pagamento do PIS/PASEP em 2024
É importante reforçar que existem requisitos que precisam ser seguidos pelo trabalhador, caso ele deseje receber o PIS/PASEP. Confira alguns deles abaixo:
- Exercer a sua profissão formalmente por pelo menos cinco anos;
- Ter uma remuneração mensal de até dois salários mínimos;
- Estar em dia com a Justiça do Trabalho;
- Trabalhar ao menos um mês do ano base levantado.
Para cada mês trabalhado, o cidadão garante uma fração do pagamento do PIS/PASEP. Para identificar qual será o valor pago para a sua conta, divida o valor do salário mínimo em 12 e multiplique pelo número de meses trabalhado.
Ou seja, cada mês trabalhado formalmente, via CLT, garante um pagamento de R$ 117,66. Somando este valor em 12 vezes, você terá o valor total do salário mínimo atual.
Confira o calendário oficial
- Nascidos em janeiro: a partir de 15 de fevereiro
- Nascidos em fevereiro: a partir de 15 de março
- Nascidos em março: a partir de 15 de abril
- Nascidos em abril: a partir de 15 de abril
- Nascidos em maio: a partir de 15 de maio
- Nascidos em junho: a partir de 15 de maio
- Nascidos em julho: a partir de 17 de junho
- Nascidos em agosto: a partir de 17 de junho
- Nascidos em setembro: a partir de 15 de julho
- Nascidos em outubro: a partir de 15 de julho
- Nascidos em novembro: a partir de 15 de agosto
- Nascidos em dezembro: a partir de 15 de agosto