Valores EXTRAS do BPC são liberados para titulares; saiba quando será possível sacar

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) está passando por atualizações. Esse é um dos principais depósitos feitos pelo INSS e você precisa conhecer todas as novidades para 2024. Abaixo, listamos as principais informações para você entender os seus direitos.

Mudanças nas regras do BPC permitem que MAIS brasileiros solicitem o pagamento
Valores EXTRAS do BPC são liberados para titulares; saiba quando será possível sacar(Imagem: FDR)

Concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social, o BPC é uma ajuda financeira destinada a indivíduos que nunca contribuíram para a Previdência Social. Em outras palavras, é um suporte não vinculado a contribuições previdenciárias.

Dessa forma, mesmo sendo pago pelo INSS, o auxílio não é considerado um benefício previdenciário, mas assistencial, criado para auxiliar cidadãos em situações de vulnerabilidade.

Valor do BPC em 2024

Para este ano, o reajuste do BPC levou em conta dois indicadores inflacionários: a inflação do ano anterior, 2023, e o Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos atrás, 2022. A metodologia adotada resultou em um aumento de 6,97% em comparação com o ano anterior, elevando o benefício para R$ 1.412,00 a partir de Janeiro (um valor extra de R$ 92).

Apesar disso, é importante observar que o valor do benefício pode sofrer reduções para aqueles que contraíram empréstimos consignados. Nestes casos, até 35% do benefício pode ser retido para o pagamento das parcelas do empréstimo, impactando diretamente no montante disponível para saque.

Calendário de Pagamentos do BPC em fevereiro

Os pagamentos do BPC são distribuídos ao longo de pelo menos dez dias úteis, de acordo com a divisão dos beneficiários conforme o último dígito do número do benefício. De acordo com o calendário de benefícios 2024, essas serão as datas dos pagamentos do BPC em fevereiro:

  • Finais 1: 23 de Fevereiro
  • Finais 2: 26 de Fevereiro
  • Finais 3: 27 de Fevereiro
  • Finais 4: 28 de Fevereiro
  • Finais 5: 29 de Fevereiro
  • Finais 6: 1 de Março
  • Finais 7: 4 de Março
  • Finais 8: 5 de Março
  • Finais 9: 6 de Março
  • Finais 0: 7 de Março

Os beneficiários podem conferir o valor do benefício e a data de saque acessando a opção “Extrato de Pagamentos” na plataforma Meu INSS, garantindo assim um acesso facilitado e transparente às informações sobre seus benefícios.

Ariel França
Sou produtor multimídia com mais de 10 anos de experiência. Formado em Jornalismo e pós-graduado em Direito Administrativo e Gestão Pública. Concentro-me em simplificar temas complexos, como finanças, gestão pública e administração, para torná-los acessíveis a todos os públicos. Acredito na importância de uma comunicação responsável e de alta qualidade em todas as mídias, mantendo-me atualizado constantemente para atender às demandas do mercado de forma competente.