Banco do Brasil anuncia antecipação do 13º salário para correntistas

Pontos-chave
  • A antecipação do 13º salário está disponível para aqueles que recebem salário, aposentadoria ou pensão por crédito no banco;
  • O pagamento da antecipação do 13º salário pode ser realizado em parcela única ou ao longo do contrato;
  • O saldo é liberado mediante o cumprimento de requisitos.

Excelentes notícias foram divulgadas pelo Banco do Brasil (BB) na última quarta-feira, 31, beneficiando trabalhadores CLTs e idosos com a possibilidade de antecipação do 13º salário no início de 2024

Banco do Brasil anuncia antecipação do 13º salário para correntistas
Banco do Brasil anuncia antecipação do 13º salário para correntistas. (Imagem: FDR)

A antecipação do 13º salário está disponível para aqueles que recebem salário, aposentadoria ou pensão por crédito no banco. Os clientes elegíveis podem solicitar a antecipação a qualquer momento, podendo chegar até R$ 20 mil.

O saldo é liberado mediante o cumprimento de requisitos, como possuir uma conta corrente no Banco do Brasil, receber salário na instituição, ter limite de crédito disponível e assinar o Contrato de Adesão às Cláusulas Gerais do CDC.

O pagamento da antecipação do 13º salário pode ser realizado em parcela única ou ao longo do contrato, proporcionando flexibilidade aos clientes que optarem por essa vantagem oferecida pelo banco.

Critérios da antecipação do 13º salário no BB

Ao considerar a antecipação do 13º salário, os clientes encontram opções de contratação com taxas de juros variáveis, como exemplificado entre 2,86% a.m. (CET de 44,71% a.a.) e 5,68% a.m. (CET de 98,47% a.a.). 

Importante notar que esses valores são meramente ilustrativos, e a taxa real pode divergir de acordo com os critérios de aprovação de crédito. Diante disso, o Banco do Brasil aconselha os clientes a entrarem em contato com a instituição, avaliarem as condições específicas de juros e contratação antes de formalizarem o contrato.

Abertura de conta no BB para antecipação do 13º salário

O Banco do Brasil tornou-se uma das principais instituições financeiras do país devido às suas vantagens como o 13º salário. Inúmeros brasileiros não possuem conta na instituição financeira e buscam o passo a passo de como começar. 

Desse modo, iremos mostrar o que precisa para abrir uma conta no banco. Veja os passos: 

  1. Baixe o aplicativo; 
  2. Preencha os dados solicitados; 
  3. Faça a verificação do dispositivo; 
  4. Envie os documentos; 
  5. Cadastre sua senha; 
  6. Aguarde a confirmação.

Quais regras devem ser cumpridas para receber o 13º salário?

O 13º salário é direcionado aos trabalhadores que exercem atividades assalariadas formais, ou seja, com assinatura na carteira de trabalho por mais de 15 dias. No entanto, outros requisitos também devem ser cumpridos para se tornar apto ao benefício, como:

  • Ser um trabalhador rural, urbano, avulso, doméstico ou aposentados e pensionistas do INSS;
  • Empregados demitidos por justa causa não recebem o 13º salário se a rescisão tiver acontecido antes do pagamento da primeira parcela;
  • Empregados afastados que recebem o auxílio doença ou que estão com o trabalho suspenso recebem o abono natalino proporcional ao tempo trabalhado, enquanto o restante deve ser pago pelo INSS;
  • Os trabalhadores afastados devido a algum acidente têm direito ao 13º salário proporcional ao tempo trabalhado durante o ano em questão;
  • Estagiários não têm direito ao 13º salário, porém as empresas podem pagá-lo por livre e espontânea vontade. 

Qual é o formato de pagamento do 13º?

  • O trabalhador pode receber o 13º salário em duas parcelas, caso o empregador deseje optar pelo parcelamento. 
  • A primeira parcela deve ser paga entre o dia 1º de fevereiro e 30 de novembro. Já a segunda parcela deve ser disponibilizada ao trabalhador até o dia 20 de dezembro. 
  • Cada parcela equivale a 50% do valor total a qual o trabalhador tem direito, seja a quantia integral ou proporcional. 
  • A segunda parcela conta com a incidência dos descontos previstos por lei, como a contribuição previdenciária ou o Imposto de Renda. 

Qual é o valor do 13º salário?

É preciso estar ciente de que o abono natalino é proporcional ao período trabalhado no ano em questão. Por exemplo, se um cidadão foi registrado com carteira assinada no mês de agosto, após 15 dias prestando serviços, o 13º salário passará a valer. O apanhado é feito até dezembro, portanto, gerando o cálculo proporcional. 

O pagamento integral do 13º salário, que irá corresponder ao valor do salário mensal, passará a valer somente após 12 meses de trabalho para a mesma empresa. É importante ressaltar que o abono natalino foi um dos poucos itens que prevaleceram sem ajustes, mesmo com a reforma trabalhista. 

Calculadora do 13º salário

Para quem tem curiosidade de saber quanto receberá pelo 13º salário, basta dividir o valor do salário mensal por 12 meses e depois multiplicar pela quantidade de meses trabalhados. Este é o meio para descobrir o abono natalino proporcional.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.