INSS convoca mais de 4 milhões de brasileiros que correm o risco de PERDER o benefício; entenda

Você é aposentado ou pensionista? Então preste atenção, pois o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está convocando cerca de 4,3 milhões de beneficiários para realizar a prova de vida até março deste ano.

INSS convoca mais de 4 milhões de brasileiros que correm o risco de PERDER o benefício; entenda
INSS convoca mais de 4 milhões de brasileiros que correm o risco de PERDER o benefício; entenda. (Imagem: FDR)

Estas pessoas fazem parte do grupo em que o INSS não encontra a comprovação de vida nas bases de dados do governo. Com isso, é enviada uma notificação através do aplicativo “Meu INSS”, ligação através da Central 135 e/ou notificação bancária informando que a prova de vida ainda não foi realizada. 

Segundo o Instituto, mais de 3 milhões de brasileiros nascidos entre janeiro e fevereiro já foram notificados. E agora em fevereiro mais 1 milhão de pessoas nascidas em março e estão há mais de 12 meses sem realizar a prova de vida serão convocadas.

Todos os beneficiários que receberem a notificação devem entrar em contato com o INSS ou o banco onde recebem o benefício para fazer a prova.

Caso a pessoa não realize a prova em um prazo de 60 dias, o benefício pode ser suspenso. 

O que é a prova de vida do INSS?

Como o próprio nome já diz, a prova de vida serve para comprovar que o beneficiário está vivo e pode continuar recebendo os valores previdenciários. 

A prova é feita com periodicidade para evitar fraudes, pagamentos indevidos e garantir que os segurados continuem recebendo seus benefícios sem interrupções.

O que é necessário para realizar a prova de vida?

  • Acessar o aplicativo Meu INSS ou apps que tenham certificação e controle de acesso;
  • Atendimento em Agência da Previdência Social;
  •  Receber pagamento de benefício com biometria;
  •  Fazer empréstimo consignado com biometria;
  • Fazer atualizações no Cadastro Único (CadÚnico).

Prova de vida digital

Com a tecnologia, é possível realizar a prova de vida do INSS de forma digital. A comprovação pode ser feita pelos aplicativos “Meu INSS” e Gov.br.

Para acessar esses aplicativos no celular, basta ter a CNH digital (Carteira de Motorista) ou biometria cadastrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).