Aposentado ganha novas ISENÇÕES de pagamento neste ano

Pontos-chave
  • Assim que o cidadão estiver com a carteirinha em mãos, basta apresentá-la em plataformas online ou presencialmente;
  • A solicitação da carteira pode ser efetuada online pelo site Gov.br ou presencialmente no CRAS;
  • Essa ferramenta fortalece a autonomia dos idosos, garantindo acesso a benefícios sociais fundamentais.

O cidadão aposentado com mais de 60 anos têm acesso à carteira do idoso, um benefício vinculado ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O documento é emitido pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH).

Aposentado ganha novas ISENÇÕES de pagamento neste ano
Aposentado ganha novas ISENÇÕES de pagamento neste ano. (Imagem: FDR)

A carteirinha do aposentado oferece diversos privilégios, como vagas preferenciais, meia-entrada em eventos, atendimento prioritário e até passagens de ônibus interestaduais gratuitas.

A solicitação da carteira pode ser efetuada online pelo site Gov.br ou presencialmente no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Preenchendo os requisitos online e apresentando os documentos necessários, a carteira do aposentado fica disponível para impressão.

No CRAS, o requerente deve comparecer com documentos como identidade, CPF e Número de Inscrição Social (NIS). Caso não tenha registro no CadÚnico, é possível fazê-lo no momento da solicitação. A emissão na modalidade presencial pode levar até 45 dias, mas em casos de urgência, é possível obter uma declaração provisória para uso imediato.

Como funciona a carteirinha do aposentado?

O funcionamento da carteirinha do aposentado é bem simples e intuitiva. Assim que o cidadão estiver com ela em mãos, basta apresentá-la em plataformas online ou presencialmente na compra de ingressos ou passagens de ônibus, entre outros estabelecimentos para usufruir das vantagens garantida por ela. 

Destacando que, na circunstância das passagens de ônibus interestaduais gratuitas, caso todas as vagas já tiverem sido ocupadas, o idoso poderá receber um desconto de 50% no valor da passagem.

É importante saber que a emissão do documento pode ser feita de duas formas: online pelo site do Gov.br ou presencialmente pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). Veja: 

Emissão online

  1. Na plataforma, o cidadão deve clicar na opção “iniciar”;
  2. Em seguida, selecionar a opção “emitir carteira”;
  3. Após preencher os dados solicitados e informar os documentos (RG, CNH ou passaporte, comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento), a carteira estará disponível para impressão.

Essa ferramenta fortalece a autonomia dos idosos, garantindo acesso a benefícios sociais fundamentais. É mais um passo para uma sociedade justa, que preza pelo respeito e pela valorização dos idosos. 

Emissão pelo CRAS

Caso você não queira pedir sozinho pela internet, também pode solicitá-lo junto ao CRAS. É preciso comparecer presencialmente ao local com as seguintes informações e documentos comprobatórios:

  1. Documento de identidade com foto;
  2. CPF;
  3. Número do NIS.

Caso não tenha o CadÚnico, aproveite o momento para realizar o cadastro e já emitir sua carteirinha do aposentado. A carteira feita pelo CRAS pode demorar até 45 dias para ficar pronta. Caso necessite com urgência, o CRAS pode emitir uma declaração provisória para o beneficiário.

Quais informações constam na carteirinha do aposentado?

  • Nome Completo: é obrigatório a presença do nome completo do idoso para que possa ser feita a sua identificação.
  • Data de Nascimento: para comprovação da idade da pessoa idosa, também é necessário a inclusão da data de nascimento na carteirinha.
  • Número do Documento de Identificação: assim como a carteirinha de estudante que possui número de documento de identificação, a carteira do idoso também deve ter o número da carteira de identidade.
  • Número do CPF: mesmo caso do RG, o CPF é um documento importante na vida de todo cidadão e deve estar presente na carteirinha do idoso.
  • NIS: o NIS, Número de Inscrição Social, cadastro oferecido pelo Governo Federal para identificar o cidadão que recebe ou não benefício social, também é obrigatório na carteira da pessoa idosa.
  • Data de expedição e validade: a carteirinha do idoso também apresenta a data de expedição e de validade.
  • QR Code com código alfanumérico: além dessas informações, estará presente na carteira de pessoa idosa, um QR Code com código alfanumérico.

Quais são os critérios para solicitar a carteirinha do aposentado?

Todas aquelas pessoas com mais de 60 anos que não tem comprovação de renda e que recebam até dois salários mínimos, podem solicitar a carteira do idoso. Para solicitar é preciso ser cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal.

Caso não tenha o cadastro, é preciso entrar em contato com o CRAS mais próximo de sua casa para realizar o cadastro. Ressaltando que, somente através da inscrição no CadÚnico que o cidadão terá acesso ao NIS (Número de Identificação Social).

Qual é a validade da carteirinha do aposentado?

A carteira do idoso tem a validade de dois anos. Na própria carteirinha tem o prazo de validade. Por isso, sempre que estiver próximo de vencer, solicite uma nova e não fique sem.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.