Notas de corte do SISU já estão disponíveis no site; veja sua colocação

As inscrições no SISU (Sistema de Seleção Unificada) deste ano terminam na quinta-feira (25). Até lá os candidatos poderão trocar a escolha de curso desejado. E conforme novas inscrições são inclusas, o MEC (Ministério da Educação) vai atualizando as notas de corte do SISU. 

Notas de corte do SISU já estão disponíveis no site; veja sua colocação
Notas de corte do SISU já estão disponíveis no site; veja sua colocação (Imagem: FDR)

As notas de corte do SISU foram liberadas pelos sistemas do MEC desde o primeiro dia de inscrições. Conforme novos candidatos vão surgindo para a mesma vaga, a pontuação mínima para conseguir a oportunidade vai aumentando. E assim o MEC permite que o estudante consulte sua colocação.

Como consultar as notas de corte do SISU?

Os candidatos podem se inscrever para até dois cursos, ou para o mesmo curso mas em instituição e turno diferentes. Até o fim das inscrições é possível trocar as suas preferências. Quanto mais inscritos para uma mesma vaga, maior serão as notas de corte do SISU.

Ao acompanhar a nota mínima para classificação o candidato consegue ter uma ideia sobre a sua classificação na lista de aprovados. Mas, o próprio MEC orienta que a nota de corte é uma referência, e a resposta final sobre os selecionados somente será dada em 30 de janeiro com o resultado.

Para consultar as notas de corte do SISU não é preciso fazer login, basta:

  • Acessar a página do SISU no Portal Único;
  • Clicar em “Consultar ofertas de vagas”;
  • É possível buscar por: nome do curso, instituição ou municípios;
  • Clique na opção de curso e instituição desejada;
  • O sistema vai informar: número de vagas disponíveis, e a nota de corte dependendo do tipo de inscrição (ampla concorrência ou cotas).

Para que servem as notas de corte do SISU 2024?

As notas de corte do SISU 2024 indicam a pontuação mínima necessária no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) para conseguir a vaga desejada. O sistema considera o número de oportunidades disponíveis para aquele curso na instituição, e o número de inscritos. 

É a regra básica de concorrência:

  • Quanto mais pessoas interessadas na mesma vaga, mais acirrada ela se torna;
  • Quanto maior a pontuação no Enem, mais chance de conseguir a classificação;
  • A nota de corte é a pontuação mínima que foi necessária conquistar para se classificar. Quem pontuou menos ficou de fora.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]