Como conseguir FGTS por situação de calamidade? Regras são publicadas

Existe entre as modalidades de saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), a possibilidade de recebê-lo em um momento de calamidade. O dinheiro é usado pelo trabalhador como uma forma de se reerguer financeiramente. Mas, nem todo tipo de calamidade ou de trabalhador podem receber o abono.

Como conseguir FGTS por situação de calamidade? Regras são publicadas
Como conseguir FGTS por situação de calamidade? Regras são publicadas (Imagem: FDR)

Existem pelo menos 14 formas de conseguir acessar o seu FGTS. O dinheiro que é acumulado durante o tempo de serviço na empresa funciona realmente como uma garantia para situações difíceis. Os valores ficam rendendo na Caixa Econômica, e o pedido de resgate deve ser feito junto ao banco.

Quem tem direito ao FGTS calamidade?

Como o próprio nome já diz, têm direito ao FGTS calamidade as pessoas que estão vivendo locais onde foi decretada situação de calamidade pública. É preciso que o município ou o estado tenham emitido um decreto pedindo ajuda do governo por alguma razão de causa natural.

A partir disso, uma das ações do poder público é justamente liberar uma parcela do Fundo de Garantia aos trabalhadores. Cada pessoa pode receber até R$ 6.220, e caso tenha uma quantia menor do que essa tem o direito de zerar sua conta. 

Para acessar parte do seu dinheiro será preciso cumprir com requisitos como:

Como pedir o saque calamidade do FGTS?

Os trabalhadores têm duas opções para pedir o saque calamidade do FGTS. Eles podem ir até uma agência da Caixa Econômica, ou solicitar a parcela por meio de aplicativo. Online o dinheiro é transferido na conta em até 5 dias úteis após aprovação. 

Será preciso apresentar documento com foto e um comprovante de residência. No aplicativo esses documentos devem ser enviados por foto, veja como solicitar:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile