Ao acessar o portal da Receita Federal o contribuinte tem duas opções de preenchimento do Imposto de Renda 2024. O modelo simplificado e o modelo completo são apresentados ao cidadão que tem a chance de definir qual a melhor alternativa. O preenchimento muda dependendo da escolha do cidadão.
A declaração do Imposto de Renda 2024 começa em 15 de março, os contribuintes terão até o dia 31 de maio para o preenchimento. Neste ano a Receita Federal também vai disponibilizar a versão pré-preenchida em que o sistema usa os dados do último ano e apresenta ao cidadão.
Imposto de Renda 2024 simplificado ou completo
São dois tipos de declaração do Imposto de Renda 2024, a simplificada e a completa. A diferença entre elas, como o próprio nome sugere, tem haver com o total de informações que serão inclusas. Na realidade está ligada as deduções que serão fornecidas e que ajudam a aumentar a restituição.
Especialistas ouvidos pelo UOL indicam para qual perfil cada tipo de declaração é indicada.
Declaração simplificada
- Mais indicada para quem não tem muitas despesas para deduzir;
- Utiliza abatimento padrão de 20% sobre a soma de todos os rendimentos tributáveis recebidos ao longo do ano anterior, limitado a R$ 16.754,34;
- Pode ser usada por qualquer pessoa, independentemente da renda total ou do número de fontes pagadoras;
- O imposto recolhido no ano passado, seja pela retenção em fonte ou pelo recolhimento obrigatório mensal (carnê-leão), deverá ser informado, pois será descontado do cálculo final do imposto a pagar.
Declaração completa
- Indicada para quem tem mais despesas dedutíveis, como gastos com saúde e educação, ou possui dependentes;
- É necessário informar todas as despesas e rendimentos ocorridos no ano anterior e guardar os comprovantes por cinco anos;
- Se a soma total das deduções exceder o limite de R$ 16.754,34, o programa da Receita apontará o modelo completo como a melhor opção.
Como escolher o modelo da declaração do Imposto de Renda 2024?
Ao dar início ao preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2024, a Receita Federal não vai forçar o contribuinte a escolher uma ou outra versão. A não ser que ultrapasse o limite de deduções, neste caso o Leão indica o modelo completo como a mais vantajosa.
- Acesse o canal escolhido para envio da declaração do Imposto de Renda;
- Escolhe entre “versão simplificada” ou “versão completa”;
- Preencha os dados.