O INSS confirmou uma mudança nos valores que serão repassados pelo órgão federal a partir de 2024. A alteração será implementada já a partir do pagamento de janeiro e deve impactar positivamente para milhões de brasileiros. Confira agora quem terá o reajuste e quando este depósito será realizado.
Com o reajuste aplicado ao salário mínimo, os cidadãos que recebem o piso da aposentadoria serão beneficiados. Agora, o valor pago mensalmente será de R$ 1.412,00 o que garante um aumento mensal de R$ 92,00 ao que vinha sendo pago em 2023. O aumento agradou os beneficiários do INSS.
Não só a aposentadoria será impactada pelo aumento. As pessoas que estão sendo contempladas pelo órgão em programas como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), por exemplo, também serão atingidas. Assim como salário maternidade, auxílio acidente e o Benefício por incapacidade temporária.
Confira quando os pagamentos do INSS serão realizados em janeiro de 2024
O calendário oficial de pagamentos do INSS para janeiro deste ano já foi divulgado. É importante ressaltar que o pagamento para este mês já inclui o reajuste salarial para os cidadãos que recebem o piso da aposentadoria e programas que utilizam o piso salarial nacional como base.
Para identificar a data de pagamento, verifique o penúltimo dígito do seu cartão do benefício. Com isto, poderá se guiar pelo calendário emitido pela Previdência Social. Veja abaixo quando os cidadãos serão contemplados pelo INSS e não perca a sua data de recebimento:
Até 1 salário mínimo:
- Final 1: 25 de janeiro;
- Final 2: 26 de janeiro;
- Final 3: 29 de janeiro;
- Final 4: 30 de janeiro;
- Final 5: 31 de janeiro;
- Final 6: 01 de fevereiro;
- Final 7: 02 de fevereiro;
- Final 8: 05 de fevereiro;
- Final 9: 06 de fevereiro;
- Final 0: 07 de fevereiro.
Acima de 1 salário mínimo:
- Finais 1 e 6: 01 de fevereiro;
- Finais 2 e 7: 02 de fevereiro;
- Finais 3 e 8: 05 de fevereiro;
- Finais 4 e 9: 06 de fevereiro;
- Finais 5 e 0: 07 de fevereiro