Pago mensalmente pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o BPC realiza a liberação de um salário mínimo para idosos e pessoas com deficiência que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica. Em janeiro, um grupo específico terá o pagamento antecipado.
O adiantamento da nova parcela do benefício acontecerá para os moradores do Rio de Janeiro que estão incluídos no BPC. No estado, as fortes chuvas registradas neste mês levaram alguns municípios a solicitar o reconhecimento do estado de emergência ou calamidade pública.
Nesses locais, será possível receber até uma parcela antecipada do benefício. As regras para a realização do pedido serão definidas pelo Governo Federal. No entanto, a expectativa é que ele possa ser realizado por meio do INSS.
A parcela adiantada será descontada de pagamentos futuros do BPC. No entanto, essa cobrança acontecerá sem juros, garantindo assim uma facilidade de pagamento ao beneficiário do programa social.
Para os demais grupos, o pagamento acontecerá de forma regular seguindo o calendário do INSS. Assim como nos meses anteriores, ele será realizado de acordo com a ordem do Número de Identificação Social (NIS), que é definido no momento do cadastro no CadÚnico.
Confira o calendário de pagamentos do BPC em janeiro:
- Número do benefício encerrado em 1: pagamento em 25 de janeiro;
- Número do benefício encerrado em 2: pagamento em 26 de janeiro;
- Número do benefício encerrado em 3: pagamento em 29 de janeiro;
- Número do benefício encerrado em 4: pagamento em 30 de janeiro;
- Número do benefício encerrado em 5: pagamento em 31 de janeiro;
- Número do benefício encerrado em 6: pagamento em 1º de fevereiro;
- Número do benefício encerrado em 7: pagamento em 2 de fevereiro;
- Número do benefício encerrado em 8: pagamento em 5 de fevereiro;
- Número do benefício encerrado em 9: pagamento em 6 de fevereiro;
- Número do benefício encerrado em 0: pagamento em 7 de fevereiro.
Confira as regras para o pagamento do Benefício de Prestação Continuada neste link.