Precatórios do INSS já podem ser sacados pelos idosos; consulte a ordem

O pagamento referente aos precatórios do INSS já podem ser sacados pelos idosos. A notícia alegrou milhares de cidadãos, tendo em vista que estão aguardando o depósito há algum tempo. Então, confira abaixo mais informações sobre este pagamento da Previdência Social.

Carteira de Identidade Nacional começa a ser emitida em todo o país; entenda o que muda
Precatórios do INSS já podem ser sacados pelos idosos; consulte a ordem (Imagem: FDR)

Após decisão favorável do Supremo Tribunal Federal (STF), os idosos estão recebendo os seus precatórios do INSS. A notícia chegou como uma boa informação, tendo em vista que são bilhões de reais destinados ao pagamento desta causa. Então, é fundamental que os cidadãos estejam atentos.

O pagamento desta quantia não será feito diretamente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Isto porque a Previdência Social deve destinar o valor ao Tribunal Regional Federal de cada região. Com isto, o órgão fará a devida destinação para estas quantias para o povo brasileiro. Veja mais detalhes abaixo.

Quando os depósitos do precatório do INSS serão realizados?

Os depósitos dos precatórios estão previstos para terem início em janeiro de 2024. Ou seja, os pagamentos deverão começar ainda neste mês. Desta forma, é fundamental acompanhar as notícias divulgadas pelo Tribunal Regional Federal da região em que o seu processo está ocorrendo e se preparar para receber.

Não existe uma data fixa para a realização dos depósitos. Isto porque o calendário de pagamentos vai variar de acordo com a vara da sua escolha. Portanto, é fundamental continuar acompanhando o andamento do seu processo e verificar qual é a data prevista para o depósito em seu estado.

De acordo com o governo federal, os valores destinados aos precatórios já foram pagos pelo INSS aos tribunais. Então, o processo já está em sua etapa final e em breve os brasileiros estão sendo contemplados. Confira fala do ministro da fazenda, Fernando Haddad (PT), sobre o assunto:

“A questão dos precatórios foi uma solução combinada com o STF. Todos os precatórios foram pagos: 100% dos precatórios foram pagos.”

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].