Bancos DESATIVAM funcionalidade de transferência de dinheiro; entenda

O método de transferência via DOC (Documento de Ordem de Crédito) realizado em diversos bancos está com os dias contados. É o que confirma a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O sistema era mais utilizado antigamente, quando ainda não existia a possibilidade de fazer PIX. Veja prazo.

Bancos DESATIVAM funcionalidade de transferência de dinheiro; entenda
Bancos DESATIVAM funcionalidade de transferência de dinheiro; entenda. Imagem: FDR

De acordo com a Febraban, todos os bancos que estão vinculados a Federação deverão seguir a mesma ordem. Além da transferência via DOC, as operações realizadas via TEC (Transferência Especial de Crédito) também serão descontinuadas. Ou seja, serão apenas duas formas de pagamento entre bancos.

Como funcionam as transferências via DOC ou TEC?

Antigamente, fazer uma transferência via DOC ou TEC era mais popular do que se imagina. Com pouca tecnologia nos aplicativos bancários, esses dois métodos de pagamento aconteciam ainda de maneira presencial, devendo o cliente ir até o banco para ser atendido.

Dados divulgados pelo Banco Central mostra que as transações via DOC no primeiro semestre de 2023 somaram apenas 0,05% do total de pagamentos no período.

  • DOC: limite de até R$ 4.999,99 em transferência para outro banco, o valor só caí no dia útil seguinte desde que feito até às 21h59;
  • TEC: limite de até R$ 4.999,99 em transferência para outro banco, sendo que o valor caí na conta no mesmo dia se enviado até às 17h00.

Até quando pode ser feita transferência via DOC ou TED?

Segundo a orientação da Febraban, os bancos devem permitir que transferência via DOC ou TEC aconteça até as seguintes datas:

  • 15/01/2024, às 22h – Prazo limite para envio ou agendamentos de DOC e TEC, com data de até 29/02/204. A partir desta data, os bancos deixarão de ofertar os serviços de DOC e TEC aos clientes;
  • 29/02/2024 – Data limite para o processamento dos agendamentos enviados pelos clientes pelas instituições financeiras. Também é o prazo final para o fechamento pelos bancos dos sistemas de recebimento e processamento do DOC/TEC.

Vittoria Fialho
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já esteve como repórter no Diario de Pernambuco e no Portal NE45 Minutos. Nos veículos, fez parte das editorias de redes sociais e esportes. Também acumula experiência na assessoria de imprensa do Clube Náutico Capibaribe. Suas redes sociais são: @vtfialho e [email protected].