Queda do endividamento é anunciada e surpreende famílias brasileiras

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), mostrou que o ano de 2023 trouxe bons resultados em relação ao endividamento das famílias. Pela primeira vez, em quatro anos, o índice de famílias endividadas foi reduzida. No entanto, a inadimplência continua crescendo e batendo recorde.

Queda do endividamento é anunciada e surpreende famílias brasileiras
Queda do endividamento é anunciada e surpreende famílias brasileiras (Imagem: FDR)

A pesquisa foi realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Embora os dados em relação ao endividamento tenham sido otimistas, o fato da inadimplência ter aumento em nível recorde indica, segundo a CNC, que os consumidores terão grandes desafios em 2024.

Queda do endividamento das famílias

Segundo a apuração feita em 2023, a queda no percentual de endividamento das famílias foi o melhor em quatro anos. Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, um dos fatores que explicam essa queda é a melhora do mercado de trabalho no último ano.

A teoria é simples. Com mais empregos, mais pessoas aumentam sua renda e poder de compra, e assim sobra mais orçamento na família para que consigam quitar os débitos que estão pendentes.

O resultado da pesquisa mostrou que:

Inadimplência bate recorde

Por outro lado, embora o endividamento das famílias tenha caído e sido comemorado, o nível de inadimplência no país bateu recorde em 2023. A maior parte dos inadimplentes, 46,2%, está com mais de três meses de atraso, 3,2 pontos percentuais acima do ano passado.

A pesquisa trouxe resultados como:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile