Semana de trabalho com limite de 4 dias entra em funcionamento; saiba os detalhes

Um total de 22 empresas brasileiras iniciaram os testes do programa “4-Day Week”, que propõe uma semana de trabalho de quatro dias após quase quatro meses de planejamento. O projeto-piloto visa avaliar a abordagem prática dessa abordagem. 

Semana de trabalho com limite de 4 dias entra em funcionamento; saiba os detalhes
Semana de trabalho com limite de 4 dias entra em funcionamento; saiba os detalhes. (Imagem: FDR)

Nos últimos três meses, as empresas participantes da semana de trabalho de 4 dias se familiarizaram com a iniciativa, originada em 2019 na Nova Zelândia e divulgada globalmente

A implementação da semana de trabalho de 4 dias no Brasil contou com a colaboração da consultoria Reconnect Happiness at Work. Renata Rivetti, fundadora da Reconnect, destaca que as empresas analisaram os modelos e estão prontas para a implementação efetiva do novo formato.

As empresas participantes do programa “4-Day Week” no Brasil, em sua maioria localizadas em capitais e grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Campinas, tomaram decisões estratégicas para a adoção da semana de trabalho de quatro dias. 

Mais de 70% optaram por testar uma jornada reduzida para todos os funcionários, enquanto seis organizações experimentaram a modalidade em alguns departamentos específicos. O movimento global da semana de trabalho de 4 dias já conta com quase 500 empresas pelo mundo testando o modelo 100-80-100.

Como funciona a semana de trabalho de 4 dias?

Nesta modalidade os profissionais mantêm 100% do salário, trabalhando 80% do tempo, comprometendo-se a manter 100% de produtividade. Durante a etapa de preparação, as empresas estabeleceram cronogramas para a implantação da jornada reduzida, considerando aspectos como inovação, produtividade e humanidade em suas culturas organizacionais.

No planejamento, as empresas operaram durante uma semana de cinco dias, até decidirem estratégias específicas, como adotar a sexta-feira como dia livre ou implementar um sistema de rodízio entre as equipes. 

Além disso, iniciei pesquisas em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV) para monitorar o processo e esclarecer pontos com clientes, funcionários e outras partes interessadas.

Empresas adeptas à semana de trabalho de 4 dias

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile