Como conseguir anticoncepcional gratuito? Inscritos no Bolsa Família têm esse direito

No ano passado o governo federal anunciou que inscritos no Bolsa Família teriam direito de receber anticoncepcional de forma gratuita. Uma política de acesso já adotada a muitos anos permite a retirada de preservativos em postos de saúde, agora o governo estimula o acesso a contraceptivos de outra forma.

Como conseguir anticoncepcional gratuito? Inscritos no Bolsa Família têm esse direito
Como conseguir anticoncepcional gratuito? Inscritos no Bolsa Família têm esse direito (Imagem: FDR)

No último ano foi criada uma lista de medicamentos gratuitos para inscritos no Bolsa Família. São remédios que podem ser retirados por meio do Farmácia Popular. Na verdade, a população em geral tem acesso a alguns medicamentos de uso contínuo de forma gratuita ou com descontos.

Anticoncepcionais gratuitos para inscritos no Bolsa Família

Existe uma lista de anticoncepcionais gratuitos liberados para inscritos no Bolsa Família. É preciso que haja recomendação médica para uso do medicamento específico. Ou seja, para retirar de forma gratuita no Farmácia Popular é preciso apresentar uma receita médica prescrevendo-o.

De acordo com as regras é possível ter acesso a:

  • acetato de medroxiprogesterona (150 mg);
  • etinilestradiol (0,03mg) + levonorgestrel (0,15 mg);
  • noretisterona (0,35 mg);
  • valerato de estradiol (5 mg) + enantato de noretisterona (50 mg);

Estes medicamentos podem ter outro nome para venda, a lista indica a composição dos mesmos. Por isso é preciso contar com o atendimento do farmacêutico e apresentar a receita médica.

Como retirar o anticoncepcional gratuitamente?

A retirada do anticoncepcional para inscritos no Bolsa Família é bem simples. Mas vai exigir alguns documentos que comprovem a identificação no programa. Além dos titulares também é possível que os dependentes recebam, por exemplo, as filhas da titular em idade fértil.

  • Compareça até uma farmácia credenciada no Farmácia Popular;
  • Apresente a receita médica prescrevendo o anticoncepcional em questão;
  • Se identifique com o cartão do programa, número do NIS (Número de Identificação Social) e um documento com foto;
  • Seus dados serão preenchidos pelo atendente, e o medicamento será entregue.

Para retirar uma nova caixa é preciso apresentar a receita novamente, por isso é interessante que o médico identifique este é um medicamento de uso contínuo. 

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]