No ano passado o governo federal anunciou que inscritos no Bolsa Família teriam direito de receber anticoncepcional de forma gratuita. Uma política de acesso já adotada a muitos anos permite a retirada de preservativos em postos de saúde, agora o governo estimula o acesso a contraceptivos de outra forma.
No último ano foi criada uma lista de medicamentos gratuitos para inscritos no Bolsa Família. São remédios que podem ser retirados por meio do Farmácia Popular. Na verdade, a população em geral tem acesso a alguns medicamentos de uso contínuo de forma gratuita ou com descontos.
Anticoncepcionais gratuitos para inscritos no Bolsa Família
Existe uma lista de anticoncepcionais gratuitos liberados para inscritos no Bolsa Família. É preciso que haja recomendação médica para uso do medicamento específico. Ou seja, para retirar de forma gratuita no Farmácia Popular é preciso apresentar uma receita médica prescrevendo-o.
De acordo com as regras é possível ter acesso a:
- acetato de medroxiprogesterona (150 mg);
- etinilestradiol (0,03mg) + levonorgestrel (0,15 mg);
- noretisterona (0,35 mg);
- valerato de estradiol (5 mg) + enantato de noretisterona (50 mg);
Estes medicamentos podem ter outro nome para venda, a lista indica a composição dos mesmos. Por isso é preciso contar com o atendimento do farmacêutico e apresentar a receita médica.
Como retirar o anticoncepcional gratuitamente?
A retirada do anticoncepcional para inscritos no Bolsa Família é bem simples. Mas vai exigir alguns documentos que comprovem a identificação no programa. Além dos titulares também é possível que os dependentes recebam, por exemplo, as filhas da titular em idade fértil.
- Compareça até uma farmácia credenciada no Farmácia Popular;
- Apresente a receita médica prescrevendo o anticoncepcional em questão;
- Se identifique com o cartão do programa, número do NIS (Número de Identificação Social) e um documento com foto;
- Seus dados serão preenchidos pelo atendente, e o medicamento será entregue.
Para retirar uma nova caixa é preciso apresentar a receita novamente, por isso é interessante que o médico identifique este é um medicamento de uso contínuo.