A liberação do vale-gás serve para minimizar o impacto do botijão de gás de cozinha na conta das famílias brasileiras. Com o aumento do produto em todo país, os consumidores têm sentido o aperto no orçamento. O programa vai atender famílias de baixa renda em uma ação inédita.
O governo do estado do Espírito Santo anunciou a liberação do vale-gás estadual. Ou seja, o programa vai atender os moradores da região com o pagamento de um auxílio para compra do botijão de gás. Os pagamentos terão início neste mês e vão atender, principalmente, quem possuí renda mais baixa.
Quem recebe o vale-gás no Espírito Santo?
De acordo com o decreto publicado nesta segunda-feira (8), no Diário Oficial do Estado, bimestralmente haverão revisões no Cadastro Único para selecionar novas famílias para o vale-gás. Também neste período acontecerá a revisão da elegibilidade das famílias beneficiárias.
Cada família beneficiada poderá ficar no projeto no prazo máximo de 12 meses, ou seja, 1 ano. Neste período poderão receber até 6 parcelas que serão pagas de maneira bimestral.
Para ter acesso ao vale-gás é necessário:
- Famílias de extrema pobreza com renda per capita seja igual ou inferior a R$ 218;
- Famílias com crianças de até 6 anos;
- Beneficiárias do Programa Bolsa Família;
- Grupos que não recebam o Auxílio Gás dos Brasileiros, do governo federal;
- Responsável familiar deve ter, no CadÚnico, todos os dados necessários para a abertura de conta bancária do Vale Gás Capixaba;
- Responsável deve estar com o CPF em situação regular na Receita Federal.
Como receber o Vale-gás Capixaba?
O valor do vale-gás no Espírito Santo foi fixado em R$ 100. A quantia será paga a cada dois meses, sendo que a primeira liberação está prevista para 29 de janeiro. Os selecionados pelo programa receberão da seguinte maneira:
- Uma conta no Banestes será aberta em nome do beneficiário;
- Para receber, no dia 29 de janeiro é preciso comparecer até uma agência para retirar o seu cartão de saque.