Com a chegada do novo ano, algumas novidades devem aparecer na dinâmica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os beneficiados aguardam um posicionamento do governo federal, previsto para os próximos dias, sobre o benefício. Entenda o que pode mudar.
O governo anunciará ainda nesta semana o reajuste dos benefícios do INSS para quem ganha mais que um salário mínimo. Aposentados e pensionistas receberão apenas a reposição da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), divulgado pelo IBGE na próxima quinta-feira (11).
Ainda, de acordo com o jornal O GLOBO, não terá aumento real para essas aposentadorias e pensões. Já os beneficiários pagos pela Previdência Social, incluindo o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que ganham até um salário mínimo, terão ganho real, acima da inflação.
Calendário de Pagamento do INSS
Os depósitos de janeiro seguirão o calendário usual, de acordo com o número final do cartão do benefício. Veja as datas para não perder nenhum prazo:
- Final 1: 25 de janeiro
- Final 2: 26 de janeiro
- Final 3: 29 de janeiro
- Final 4: 30 de janeiro
- Final 5: 31 de janeiro
- Final 6: 01 de fevereiro
- Final 7: 02 de fevereiro
- Final 8: 05 de fevereiro
- Final 9: 06 de fevereiro
- Final 0: 07 de fevereiro
Montante que serve como base para o pagamento de diversos benefícios, o novo salário mínimo ficou estipulado em R$ 1.412. Ele foi definido com base na inflação entre dezembro/2022 e novembro/2023, de 3,85% e mais três percentuais. Os valores estão relacionados a o Produto Interno Bruto (PIB) 2022.
Este é o momento ideal para se organizar financeiramente e aproveitar esse aumento nos benefícios do INSS. Essas mudanças representam um passo positivo para garantir um sustento mais digno a quem contribuiu ao longo da vida.