Abono salarial do PIS/PASEP libera quem receberá o benefício em 2024

O abono salarial do PIS/PASEP está sendo liberado para quem vai receber o benefício em 2024. A ideia do governo federal é fazer com que os cidadãos não encontrem problemas na realização do saque nesta edição do pagamento. Então, veja abaixo mais informações sobre a iniciativa.

Contribuições do INSS ficam MAIS caras com mudança do salário mínimo
Abono salarial do PIS/PASEP libera quem receberá o benefício em 2024 (Imagem: FDR)

O PIS/PASEP é amplamente conhecido entre os brasileiros que exercem a sua profissão formalmente. O pagamento é realizado de maneira anual aos cidadãos que trabalham com a carteira assinada e seguem os requisitos. Desta forma, é responsável pela ampliação no poder de compra da população brasileira.

Neste ano, o benefício recebeu um aumento registrado para todos. Isto aconteceu devido ao aumento do salário mínimo. Atualmente, o valor do piso salarial do país está em R$ 1.412. Com isto, aquelas pessoas que trabalharem normalmente durante o ano serão recompensadas pelo governo federal com este pagamento.

Quem tem direito ao PIS/PASEP 2024?

Neste ano, os requisitos para a realização do saque e de recebimento não foram alteradas. Portanto, os cidadãos que recebem o Programa de Integração Social (PIS) poderão realizar o saque na Caixa Econômica Federal. São eles os brasileiros que exercem a sua profissão no setor privado.

Por outro lado, existem as pessoas que recebem o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP). Estes são os brasileiros que recebem através do Banco do Brasil. Neste momento, ainda não existe um calendário oficial para o recebimento do valor em conta.

Requisitos básicos para receber o valor

  • É fundamental exercer a sua profissão formalmente há pelo menos cinco anos;
  • É preciso ter uma renda média mensal de até dois salários mínimos;
  • É necessário estar em dia com a Justiça do Trabalho;
  • É essencial ter exercido a sua profissão por ao menos um mês no ano base levantado.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].