Vale-Gás 2024: Guia completo de regras, valores e calendário

Pontos-chave
  • Lançado na gestão de Jair Bolsonaro, o Vale-Gás 2024 conquistou a popularidade entre os brasileiros;
  • Em 2023, uma Medida Provisória fixou temporariamente o valor do benefício em 100% da média nacional de preços do botijão de gás de 13kg;
  • Vale destacar que o Vale-Gás 2024 é pago a cada dois meses.

Um dos benefícios do Governo Federal em destaque é o Vale-Gás 2024 como um elemento crucial para muitas famílias brasileiras. Este benefício desempenha um papel vital no equilíbrio das despesas domésticas, sendo aguardado por mais de 5,5 milhões de famílias neste mês. 

Vale-Gás 2024: Guia completo de regras, valores e calendário
Vale-Gás 2024: Guia completo de regras, valores e calendário. (Imagem: FDR)

A indagação que persiste é: Como se dará o processo de distribuição do Vale-Gás 2024? Considerando a prática comum de vincular o pagamento do auxílio gás ao programa Bolsa Família, é plausível antecipar que esse padrão será mantido no ano que vem. 

Nessa perspectiva, é possível fazer projeções sobre as datas de pagamento e compreender os critérios de elegibilidade para o Vale-Gás 2024, um auxílio crucial para a subsistência de diversas famílias em todo o Brasil.

É importante reforçar que, a obtenção do benefício não requer inscrição, sendo crucial manter o cadastro no Cadastro Único (CadÚnico) atualizado. O alcance do auxílio abrange famílias com renda per capita de até meio salário mínimo e titulares do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A seleção dos beneficiários é regida por critérios como dados atualizados no Cadastro Único, menor renda per capita, maior composição familiar e participação no programa Bolsa Família

O cadastro passa por verificação do órgão gestor, e uma tabela com um calendário estimado para 2024, com base no último NIS dos beneficiários, é apresentada abaixo.

Conheça o Vale-Gás 2024

Lançado na gestão de Jair Bolsonaro, o Vale-Gás 2024 conquistou a popularidade entre os brasileiros, motivo pelo qual o governo Lula decidiu mantê-lo. Em 2023, uma Medida Provisória fixou temporariamente o valor do benefício em 100% da média nacional de preços do botijão de gás de 13kg.

Essa média é feita periodicamente pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Contudo, esta MP ainda não foi renovada, levando a entender que o Vale-Gás 2024 voltará a pagar apenas 50% do preço médio nacional do gás de cozinha. 

Vale destacar que o Vale-Gás 2024 é pago a cada dois meses. A última parcela foi liberada em dezembro de 2023, e a próxima será depositada somente em fevereiro de 2024.

Neste período, os beneficiários podem realizar consultas usando apenas o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física), para saber sobre a elegibilidade ao benefício e demais informações. 

Regras do Vale-gás 2024

O Vale-Gás é pago aos cidadãos que cumprirem estas regras:

  1. Ter inscrição ativa no Cadastro Único (Cadúnico);
  2. Possuir renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 606); OU
  3. Ter renda familiar total igual ou inferior a três salários mínimos;
  4. Recebe também, famílias com renda superior a três salários mínimos, desde que estejam incluídas em programas de transferência de renda implementados pelas três esferas de governo;
  5. Por fim, ter entre os membros da família pessoa que recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).

Contudo, é importante lembrar que o alcance do programa é limitado. Sendo assim,  foi liberado algumas regras de prioridade, sendo para:

  1. Famílias com cadastro atualizado no Cadúnico, nos últimos dois anos;
  2. Com menor renda;
  3. Que tenham maior quantidade de integrantes;
  4. Famílias contempladas pelo Auxílio Brasil;
  5. Com cadastro qualificado pelo gestor através do uso das informações da averiguação (se disponíveis).

Consulta ao Vale-Gás 2024

A consulta do Vale-Gás 2024 usando o CPF pode ser feita pelo aplicativo do Bolsa Família ou pelo Caixa Tem, ficando à escolha do beneficiário. Em seguida, basta executar este passo a passo:

  1. Abra um dos aplicativos e clique em “Acessar”;
  2. Escolha a forma de acesso: Caixa Tem ou conta gov.br;
  3. Selecione “Quero entrar com minha senha do App Bolsa Família ou “desejo me cadastrar”;
  4. Digite seu CPF e clique em “Próximo”;
  5. Valide o login, recebendo um código no e-mail cadastrado ao clicar em “Receber código”;
  6. Informe o código de 6 dígitos no e-mail (válido por 5 minutos) e insira sua senha;
  7. Após entrar, leia as informações exibidas;
  8. Clique em “Benefícios” para verificar disponibilidade e situação;
  9. Acesse “Ver parcelas” para conferir o status de pagamentos.

Vale destacar, ainda, que é possível usar a senha do Caixa Tem para fazer a consulta do auxílio gás escolhendo a opção “Quero entrar com a minha senha do app Caixa Tem” e fazendo login.

Calendário do Vale-Gás em janeiro de 2024

  • NIS final 1: 18 de janeiro;
  • NIS final 2: 19 de janeiro;
  • NIS final 3: 22 de janeiro;
  • NIS final 4: 23 de janeiro;
  • NIS final 5: 24 de janeiro;
  • NIS final 6: 25 de janeiro;
  • NIS final 7: 26 de janeiro;
  • NIS final 8: 29 de janeiro;
  • NIS final 9: 30 de janeiro;
  • NIS final 0: 31 de janeiro.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.