PIS/PASEP tem limite para saque e lista de brasileiros ficarão de fora do resgate

PIS/PASEP 2024 está previsto para começar a ser distribuído a partir de fevereiro. No entanto, o benefício não chegará para todos os trabalhadores. Existem exceções. Veja quais.

PIS/PASEP tem limite para saque e lista de brasileiros ficarão de fora do resgate
PIS/PASEP tem limite para saque e lista de brasileiros ficarão de fora do resgate. Imagem: FDR

Trabalhadores domésticos, trabalhadores rurais empregados por pessoa física, trabalhadores urbanos empregados por pessoa física e trabalhadores empregados por pessoa física equiparada a jurídica não estão incluídos no rol de beneficiários.

O PIS/PASEP 2024 possui calendários distintos. Para o Programa de Integração Social (PIS), a data considera o mês de nascimento, enquanto o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) leva em conta o dígito final da inscrição no programa.

Valor do PIS/PASEP 2024

O PIS/PASEP deve sofrer um aumento no valor. O ajuste está relacionado ao piso salarial de 2024, que influencia diretamente nas parcelas do abono salarial.

Com a previsão de reajuste, o pagamento do PIS/PASEP com referência ao ano base de 2022, cujo calendário está atrasado, pode ser maior do que o esperado até o momento. A possibilidade está associada ao fato de o Governo Lula cogitar aumentar o salário mínimo de 2024 para R$ 1.421.

Com os novos valores, os trabalhadores serão contemplados por um aumento de 7,65% em comparação ao piso nacional de 2023, fixado em R$ 1.320. É importante esclarecer que o abono salarial é calculado com base na quantidade de meses trabalhados no ano base (1/12) do valor total da remuneração vigente.

PIS

PASEP

Vittoria Fialho
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já esteve como repórter no Diario de Pernambuco e no Portal NE45 Minutos. Nos veículos, fez parte das editorias de redes sociais e esportes. Também acumula experiência na assessoria de imprensa do Clube Náutico Capibaribe. Suas redes sociais são: @vtfialho e vittoriaffialho@gmail.com.
Sair da versão mobile