Estudantes com débitos no FIES ganham 90% de desconto em renegociação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei do Pacto Nacional pela Retomada de Obras Inacabadas, possibilitando a renegociação de dívidas de estudantes inadimplentes no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). 

Estudantes com débitos no FIES ganham 90% de desconto em renegociação
Estudantes com débitos no FIES ganham 90% de desconto em renegociação. (Imagem: FDR)

O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, que destaca descontos de até 100% em juros e multas para os beneficiários. Atualmente, o FIES apresenta 1,2 milhão de contratos inadimplentes, acumulando um saldo devedor de R$ 54 bilhões

Diante desse cenário, o ministro ressalta a necessidade de mudanças no programa, destacando que o FIES precisa ser mais social, proporcionando oportunidades de acesso à universidade para os jovens. 

O governo está em processo de discussão para implementar um novo FIES, menos burocrático e mais voltado para aspectos sociais. A estimativa é para que a ação seja capaz de beneficiar cerca de 1,2 milhão de inadimplentes.

Quem poderá renegociar as dívidas do FIES?

Os estudantes que poderão aderir à transação foram divididos em três categorias:

Débitos vencidos e não pagos por mais de 90 dias em 30 de junho de 2023

NEGOCIAR DÍVIDAS DO FIES: VEJA COMO RECEBER ATÉ 99% DE DESCONTO NO SEU FINANCIAMENTO

Estudantes com débitos vencidos e não pagos por mais de 360 dias em 30 de junho de 2023, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021

Estudantes com débitos vencidos e não pagos por mais de 360 dias, em 30 de junho de 2023, fora do CadÚnico e do Auxílio Emergencial 2021

Como renegociar as dívidas do FIES?

Ao abrir o aplicativo, o estudante deve escolher a opção “Renegociação FIES” e seguir os passos abaixo:

A renegociação será efetivada somente após o pagamento da primeira parcela. O aplicativo fornece outros serviços. No campo “Meu Fies”, o estudante pode verificar um resumo dos dados do contrato. A opção “Boleto” permite a visualização e a geração do formulário das parcelas em aberto. No botão “Perfil”, aparecem os dados cadastrados no Fies.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile