Prazo para pagar o IPVA 2024 de Pernambuco surpreende os motoristas

Todos os pernambucos que possuem um veículo registrado em seu nome devem pagar o IPVA 2024 (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). O governo do estado divulgou o calendário de pagamentos deste ano e surpreendeu os consumidores com o número de meses disponíveis para parcelamento.

Prazo para pagar o IPVA 2024 de Pernambuco surpreende os motoristas
Prazo para pagar o IPVA 2024 de Pernambuco surpreende os motoristas (Imagem: FDR)

Os pagamentos do IPVA 2024 de Pernambuco começam em fevereiro. Os contribuintes já podem consultar os valores que deverão ser pagos, e a data de vencimento dos boletos. Este tributo é obrigatório sobre todos os carros, motos, caminhões, vans, ônibus e outros veículos.

Calendário de pagamento do IPVA 2024

Neste ano o governo de Pernambuco dá opção de pagar o IPVA 2024 em até 10 meses consecutivos, desde que as parcelas sejam de no mínimo R$ 50. Outra alternativa é quitar o débito à vista, neste caso há desconto de até 7%, mas é preciso fazer o pagamento dentro da data correta.

Ao acessar o site do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) para emissão do boleto ou QR Code para PIX, o contribuinte escolhe como vai pagar o imposto.

  • Últimos dígitos 1 e 2: dia 5 de cada mês;
  • Últimos dígitos 3 e 4: dia 10 de cada mês;
  • Últimos dígitos 5 e 6: dia 15 de cada mês;
  • Últimos dígitos 7 e 8: dia 20 de cada mês;
  • Últimos dígitos 9 e 0: dia 25 de cada mês.

Como emitir a guia de pagamento do IPVA

Para emitir a guia de pagamento do IPVA 2024 em Pernambuco, o contribuinte deve acessar o canal do Detran, neste passo a passo:

  • Acesse o site do Detran, clique em “Licenciamento IPVA” e, em seguida, na aba de veículos registrados;
  • Em seguida, acessar o banner “Consulta online de débitos e geração dos boletos de pagamento”;
  • Informe a placa do veículo e, depois de logado, clique em “consultar débitos”;
  • Nessa seção, você poderá acessar os valores de licenciamento, taxa de bombeiros e IPVA, bem como eventuais multas e outras taxas;
  • Para emitir as guias de pagamento, é necessário informar o CPF ou CNPJ do proprietário.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com