Pensão por morte tem MUDANÇAS anunciadas pelo governo; entenda

A pensão por morte sofreu mudanças em 2019 por causa da Reforma Previdenciária. Agora, o ministro da Previdência Social vai fazer novas alterações para, segundo ele, corrigir as injustiças.

Pensão por morte tem MUDANÇAS anunciadas pelo governo; entenda
Pensão por morte tem MUDANÇAS anunciadas pelo governo; entenda (Imagem: FDR)

Em 2019 foi criada a Reforma da Previdência que modificou as aposentadorias e benefícios pagos pelo INSS. Entre eles a pensão por morte, que acabou sendo reduzida a partir do texto. Agora, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, pretende propor alterações.

Segundo ele, as alterações trouxeram uma injustiça, principalmente para as mulheres que perdem seus cônjuges.

Mudanças na pensão por morte

COMO COMPROVAR UNIÃO ESTÁVEL PARA RECEBER PENSÃO POR MORTE (GUIA COMPLETO)

Pensão por morte após a Reforma da Previdência

COMO ERA

COMO FICOU

Dependentes tinham direito a 100% da remuneração do falecido. Dependentes têm direito a 50% da remuneração + 10% por dependente.
O valor do benefício era de, pelo menos, um salário mínimo. O valor pode ser menor por causa do novo percentual adotado, saiba mais.
O acúmulo da pensão com outros aposentadoria sem limites. Não é mais possível receber o valor integral dos dois benefícios.
Pensão poderia ser vitalícia. ·         Cônjuges com menos de 44 anos de idade e 2 anos de união têm limites para o recebimento que estão relacionado à idade.

·         Dependentes com idade entre 21 e 26 anos só recebem a pensão pelo período de seis anos.

Para saber quando pedir e por quanto tempo ela é paga, clique aqui.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile