A partir do dia 25 de janeiro tem início o calendário de pagamentos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Com a entrada de um novo ano começa também um outro valor de salário para aposentados, pensionistas e recebedores do BPC (Benefício de Prestação Continuada).
O reajuste no salário do BPC faz parte de um política permanente no INSS. Todos os anos os pagamentos precisam ter acréscimo de valor, considerando a mudança no valor de produtos e serviços. Para quem ganha o piso da previdenciária vale o salário mínimo escolhido pelo governo federal.
Novo valor do BPC pago pelo INSS
A partir de janeiro os beneficiados pelo BPC, e os aposentados e pensionistas que recebem quantia igual ao piso do INSS terão reajuste dos seus pagamentos. Os valores seguem a ordem do governo federal para o piso salarial do país, ou seja, foram reajustados com base na inflação e no PIB (Produto Interno Bruto).
Foi confirmado o seguinte valor:
- Salário do BPC em 2024: R$ 1.412,00;
- R$ 92 a mais do que em 2023.
Para quem ganha acima do piso, no caso aposentados ou pensionistas, o valor está sendo reajustado com base na inflação de 2023. O acréscimo para eles deve ser de pelo menos 3,85%.
Pagamentos do BPC em janeiro
O primeiro pagamento do BPC com valor reajustado acontece em janeiro, a partir do dia 25. No calendário o INSS vai considerar o último número do benefício do cidadão, sendo o dígito que antecede ao hífen. Essa numeração pode ser consultada no aplicativo.
- Final 1: pagamento no dia 25 de janeiro;
- Final 2: pagamento no dia 26 de janeiro;
- Final 3: pagamento no dia 29 de janeiro;
- Final 4: pagamento no dia 30 de janeiro;
- Final 5: pagamento no dia 31 de janeiro;
- Final 6: pagamento no dia 01 de fevereiro;
- Final 7: pagamento no dia 02 de fevereiro;
- Final 8: pagamento no dia 05 de fevereiro;
- Final 9: pagamento no dia 06 de fevereiro;
- Final 0: pagamento no dia 07 de fevereiro.